
A Dibea (Diretoria de Bem-estar Animal) divulgou nesta quarta-feira (29), um vídeo com orientações sobre cuidados com os animais durante a virada do ano. Por conta da sua audição mais aguçada, o barulho da queima de fogos é muito sentido pelos pets, causando dor física e assustando os bichinhos.
“Além da dor e do medo causado pelo barulho, a queima de fogos também pode despertar gatilhos nos animais de traumas que eles tenham vivido no passado. Por isso, os tutores precisam ter muita atenção e redobrar os cuidados com seus bichinhos para que todos possam passar a virada do ano da maneira mais tranquila possível”, destacou a veterinária da Dibea, Jhenifer Beneti.
Além dessas dicas, a Dibea ainda orienta que os tutores não deem remédios para seus animais sem prescrição médica. Caso o seu pet fique muito assustado, procure um médico veterinário. Durante este final de ano, a Dibea estará fechada nos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro. Após essas datas, o local voltará a funcionar regularmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados exclusivamente para adoção, das 13h30 às 17h.
Confira algumas dicas de cuidados
- Não solte fogos próximo aos animais;
- Deixe seu pet em local fechado e aconchegante, de preferência com o som alto de uma televisão;
- Utilizar protetores auriculares no seu pet impede o som de passar e pode amenizar o sofrimento causado pelo barulho.