As ligações clandestinas de esgoto, feitas por moradores sem consciência, provocam cenários tristes nas praias de Florianópolis. No fim de semana, o esgoto procedente de ligações irregulares na rede de drenagem pluvial foram barrados por um ‘dique’ feito por um morador com a areia da própria praia. A água de coloração escura e mau cheiro chamou a atenção. As imagens foram flagradas por Luis Garcia, integrante da Rádio Conexão Felicidade. Atualmente, a cidade conta com um sistema de fiscalização. Porém, a situação precisa contar com o bom senso de muitos moradores.
As imagens mostram um cidadão com um carrinho de mão depositando areia no caminho que estava sendo percorrido pela água. Atualmente, dois 8 pontos que tem coletas de esgoto, apenas um está próprio para banho. A chuva da semana passada colaborou para a degradação de alguns ensaios que mostram resultados negativos para a balneabilidade.
Quem é pego despejando esgoto de forma clandestina na rede de drenagem, destinada unicamente para a água da chuva, pode ser autuado por crime ambiental com multas superiores a R$ 5 mil. Estima-se que as inadequações sejam na ordem de 70% em residências e locais comerciais de Canasvieiras, sendo a caixa de gordura responsável pela maior parte dos dados negativos.