
A Prefeitura de Florianópolis autuou a Casan após identificar grande vazamento de esgoto na Rua Vanio Colaço no bairro Ingleses, Norte da Ilha. A ação aconteceu após denúncia de moradores que procuraram os órgãos municipais e relataram que haviam problemas de vazamento de esgoto no local. Durante a fiscalização, foi constatado esgoto sendo desembocando no rio que chega na praia. Em nota, a Casan disse que o problema ocorreu por problemas nas bombas da estação elevatória próxima ao local por descarte inadequado de materiais na rede de esgoto.
Além da autuação por conta dos problemas gerados ao meio ambiente e à saúde pública, também haverá notificação contratual, por má prestação dos serviços. No momento, a Floram está dimensionando o prejuízo ambiental gerado pelo caso. “Ao chegar no local, identificamos o lançamento de esgoto bruto em via pública. É um crime contra o meio ambiente e traz inúmeros problemas à saúde pública. É importante que a população denuncie para que possamos acabar com esse tipo de situação”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.
A Casan afirmou que a equipe identificou a falha e que caminhões foram utilizados para conter o efluente durante o conserto. A companhia enviou imagens que mostram o descarte de objetos que acabam danificando as bombas, prejudicando o funcionamento do sistema. Como o reparo foi feito de imediato, a Estação já opera normalmente.
Leia a nota da Casan
Devido ao lançamento de materiais não apropriados na rede de esgoto, as bombas da estação elevatória de esgoto de Ingleses apresentaram problemas e pararam de funcionar. Assim que o sistema supervisório da CASAN acusou a falha, a equipe eletromecânica foi acionada para proceder o reparo.
Imediatamente, caminhões foram utilizados para conter o efluente durante o conserto. As equipes continuam no local atuando na contenção do material.
Conforme observado na foto, muitas pessoas descartam objetos que acabam danificando as bombas prejudicando o funcionamento do sistema.
Como o reparo foi feito de imediato, a Estação já opera normalmente.
Objetos que entupiram elevatória

