
A Prefeitura de Florianópolis multou em R$ 900 mil e emitiu advertência contratual à Casan, nesta quinta-feira (20), por conta do enorme vazamento de esgoto no bairro Ingleses identificado durante fiscalização feita por órgãos municipais. Na ação, foi constatada falha em uma unidade de bombeamento, falha no sistema de gradeamento que evita a entrada de sólidos, e falha grave por inexistência ou inoperância do sistema de bombeamento reserva, dessa forma, não cumprindo condições contratuais.
Durante a fiscalização que aconteceu na última terça-feira (18), foi constatado esgoto sendo desembocando no Rio Capivari que chega na praia, causando impactos ambientais, sociais e econômicos. Nesse momento, toda a documentação relativa ao processo de advertência será encaminhada pelo município à Aresc (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina) para análise e adoção das demais providências relacionadas à prestação de serviço, e de competência da agência reguladora.
Em nota, a Casan disse que a equipe identificou a falha e que caminhões foram utilizados para conter o efluente durante o conserto. A companhia enviou imagens que mostram o descarte de objetos que acabam danificando as bombas, prejudicando o funcionamento do sistema. Como o reparo foi feito de imediato, a Estação já opera normalmente.