
Durante mais um dia da Operação Tolerância Zero, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da secretaria Municipal do Meio Ambiente, identificou a presença de vazamento de esgoto bruto de extravasor da Casan na Avenida Beira-Mar Norte, nesta quinta-feira (27). O município emitiu multa contratual de 5 milhões de reais por reincidência do não cumprimento das condições contratuais, havendo má prestação de serviços por parte da Companhia. Esta é a segunda multa na semana. Na terça-feira (25), a Casan foi multada em R$ 1 milhão pois o município identificou vazamento em uma rede inativa de esgoto que estava chegando até o mangue que fica em uma área de conservação.
A operação foi realizada após denúncia de moradores da região que relataram o lançamento dos efluentes. Ao chegar no local, em frente ao Direto do Campo, a equipe de fiscalização identificou um extravasor na estação elevatória e outro no início da rede coletora de esgoto, estando este gerando um grande acúmulo de esgoto na galeria pluvial. A Companhia terá o prazo de 24 horas para realizar o lacre ou desativação definitiva do extravasor localizado no início da rede, local onde não é possível a instalação do dispositivo. Além disso, a Floram está analisando o caso para dimensionar o impacto ambiental do lançamento de esgoto.
A Casan implantou uma Ucra (Unidade Complementar de Recuperação Ambiental) na Avenida Beira-Mar Norte, argumentando na época sua necessidade para conter “ligações clandestinas”. No entanto, as inspeções da Prefeitura identificaram que a maior ligação clandestina encontrada na Beira Mar-Norte é oriunda da própria rede da Casan.
Denúncias podem ser enviadas pelo WhatsApp da Ouvidoria Sanear Floripa 48 3271-6820.