
A PM (Polícia Militar), através do 21º BPM (Batalhão de Polícia Militar), deflagrou a Operação Guardião do Norte II com mais de 200 policiais nesta quarta-feira (5). A operação decorre de investigações que tiveram início em 2020, onde estão sendo cumpridos 60 mandados de prisão temporária e 39 mandados de busca e apreensão. Além de Florianópolis, mandados são cumpridos em Palhoça, Getúlio Vargas (RS) e Santa Terezinha do Itaipu (PR).
Dentre os presos estão lideranças de organização criminosa e membros atuantes principalmente nos crimes de tráfico de drogas e armas, roubo, furto, homicídio, dentre outros delitos. Até o momento 25 pessoas foram presas e com elas materiais que servirão como provas do funcionamento regular da organização criminosa e que comporão os autos do procedimento investigatório criminal instaurado pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) para apurar as condutas dos envolvidos.
Participam da operação 233 policiais militares do 21º Batalhão de Polícia Militar, do Batalhão de Polícia de Choque, do Batalhão de Operações Policiais Especiais, da Companhia de Policiamento com Cães, guarnições de policiamento tático de várias regiões, Polícia Civil e Gaeco. A quantidade de armas, drogas e materiais apreendidos está sendo computada e as informações serão atualizadas ao longo do dia.