
O “xis” é diferente de um hambúrguer gourmet, que tem se popularizado em todo o Brasil. Mas o xis continua sendo o lanche mais tradicional para quem procura uma opção de lanche que seja rápida e de consistência. Mas o xis servido por aqui é uma adaptação do “cheeseburguer” americano. O formato de lá é um hambúrguer de carne, queijo e pão tostado. Aqui no Brasil, especialmente no sul do país, ele começou a ganhar novas versões e passou a ser prensado.
Você já que questionou qual é o melhor xis que você já comeu? Mais sequinho ou molhadinho? Gorduroso ou mais fitness? O lanche é servido normalmente no período noturno e ganhou versões simples e mais completas. A mais comercializada é a opção com carne, alface e tomate que é conhecida popularmente como “xis salada”. Mas por aqui, os diversos locais que vendem xis oferecem opções com calabresa, coração de galinha, frango e até um “xis tudo”, que é para os mais fortes e que aguentam o tranco.
As redes sociais ficaram agitadas após o pré-candidato ao governo do Estado, Gean Loureiro (UB), ex-prefeito de Florianópolis, postar uma foto comendo um xis salada em Joaçaba e questionar onde se tinha o melhor lanche do Estado. Na imagem, Gean estava em frente ao Tcheco Lanches que atende desde 1984 na região do meio-oeste.
As opções de xis se modernizam a cada dia, com novas opções. Em alguns pontos de Santa Catarina, empresas oferecem xis do tamanho de uma pizza de 8 fatias, praticamente um xis família, acompanhado de batatas fritas.
Veja a publicação
Ver essa foto no Instagram