Sábado, 22 de Junho de 2024
48996258881
Florianópolis Bastidores

Polícia indicia engenheiros da construtora e da Casan por reservatório rompido

[email protected]

17/05/2024 18h20 Atualizada há 1 mês
Por: Emanuel Soares
Danos causados pelo rompimento da parede lateral | Foto: Casan
Danos causados pelo rompimento da parede lateral | Foto: Casan

O inquérito que apura o rompimento do reservatório da Casan, em Florianópolis, indicia dois engenheiros que atuavam na obra, um deles responsável pela execução, que era contratado pela empresa vencedora da licitação (Gomes e Gomes); e outro engenheiro que era responsável pela fiscalização, da Casan. Assim, a Polícia Civil de Santa Catarina dá oficialmente uma resposta ao caso, mais de 8 meses após o acidente que provocou prejuízo milionário na área continental, afetando centenas de pessoas por uma "tsunami" que saiu do reservatório rompido.

A apuração da polícia levanta dois fatores foram determinantes para a conclusão do inquérito. Um deles foi o resultado dos laudos apresentados pela Polícia Científica, sendo que foram realizadas duas perícias consideradas complexas, gerando um laudo primário e outro complementar. Os resultados foram apresentados somente em dezembro do ano passado.

Continua após a publicidade

Além disso, alguns questionamentos da autoridade policial não foram esclarecidos pelos laudos da Polícia Científica e demandaram a manifestação do Crea sobre a qualificação de dois engenheiros que estavam envolvidos na construção. Essas respostas foram apresentadas à Polícia Civil de Santa Catarina somente em março deste ano. Após isso, a Polícia Civil começou a realizar as oitivas de testemunhas e dos envolvidos na obra.

A investigação apontou que a causa do rompimento foi basicamente a divergência do material que foi utilizado na obra e o que estava previsto no projeto estrutural. Segundo laudo da perícia, esse material foi usado em quantidade inferior ao previsto no projeto, causando o rompimento de um dos reservatórios.

Continua após a publicidade

Dessa forma, conforme constatou o laudo, o colapso da estrutura aconteceu pela incapacidade da parede estrutural transferir aos pilares adjacentes os esforços exercidos pela quantidade de água que havia no interior no reservatório.

Por meio do diário da obra, foi possível constatar quem eram os dois engenheiros responsáveis pela etapa da obra em questão, tanto pela execução quanto pela fiscalização. Eles foram indiciados na modalidade culposa pelos crimes de inundação e desabamento, ambos qualificados pelas lesões corporais geradas aos moradores do entorno. Além disso, eles foram indiciados também pelo dano ambiental causado na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Emanuel Soares
Sobre Emanuel Soares
Emanuel Soares é jornalista formado e especializado em inovação na comunicação. É coordenador de jornalismo da Rádio Jovem Pan News, em Florianópolis, colunista do Conexão e apresentador do programa Jogo do Poder, às 16h. Tem passagens pela Rádio Gaúcha, CBN Diário, Guarujá, SBT e TVCOM.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (24/06)

Mín. ° Máx. °