Sábado, 22 de Junho de 2024
48996258881
Florianópolis Entenda

Vai ter greve no transporte coletivo de Florianópolis?

Pela lei, aviso foi dado e paralisação pode começar a partir das 0h de terça-feira

20/05/2024 10h01
Por: Emanuel Soares
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os trabalhadores do transporte público na Grande Florianópolis estão prestes a iniciar uma greve, que pode começar a qualquer momento a partir das 0h desta terça-feira. A decisão foi tomada na última semana, após a categoria rejeitar a proposta apresentada pelo lado patronal e pelo poder público. Na prática, com o fim do prazo de anúncio, a greve pode começar a qualquer momento. No entanto, as negociações prosseguem com o setor patronal para evitar qualquer parada. 

Motivos da Greve

Continua após a publicidade

De acordo com Ederson Luiz Troian, secretário de imprensa do Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano e Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros) da Grande Florianópolis, os trabalhadores estão reivindicando melhores condições de trabalho e reajustes salariais. Durante a pandemia, os cobradores foram retirados, o que impactou diretamente o trabalho dos motoristas. As principais reivindicações incluem:

  • Reajuste do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano, de 3,49%
  • Compensação de 4,83% referente às perdas salariais durante a pandemia
  • Aumento real de 5% nos salários

Decreto de Estado de Greve

Continua após a publicidade

O decreto de estado de greve é um período que antecede a paralisação efetiva. Troian explica que este decreto é uma comunicação formal ao poder público e aos empregadores, indicando que a paralisação pode ocorrer após um prazo de 72 horas. A partir deste período, o transporte público pode ser interrompido a qualquer momento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (24/06)

Mín. ° Máx. °