Os trabalhadores do transporte público na Grande Florianópolis estão prestes a iniciar uma greve, que pode começar a qualquer momento a partir das 0h desta terça-feira. A decisão foi tomada na última semana, após a categoria rejeitar a proposta apresentada pelo lado patronal e pelo poder público. Na prática, com o fim do prazo de anúncio, a greve pode começar a qualquer momento. No entanto, as negociações prosseguem com o setor patronal para evitar qualquer parada.
Motivos da Greve
De acordo com Ederson Luiz Troian, secretário de imprensa do Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano e Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros) da Grande Florianópolis, os trabalhadores estão reivindicando melhores condições de trabalho e reajustes salariais. Durante a pandemia, os cobradores foram retirados, o que impactou diretamente o trabalho dos motoristas. As principais reivindicações incluem:
Decreto de Estado de Greve
O decreto de estado de greve é um período que antecede a paralisação efetiva. Troian explica que este decreto é uma comunicação formal ao poder público e aos empregadores, indicando que a paralisação pode ocorrer após um prazo de 72 horas. A partir deste período, o transporte público pode ser interrompido a qualquer momento.
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Parcialmente nublado