Sábado, 22 de Junho de 2024
48996258881
Política Análise

Coronel escancara pedido ilegal no Parajasc em Santa Catarina

[email protected]

31/05/2024 10h02 Atualizada há 3 semanas
Por: Emanuel Soares
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O coronel Freibergue Ruben do Nascimento, presidente da Fesporte, escancarou um pedido ilegal de árbitros que participariam do Parajasc, numa entrevista que me concedeu nesta manhã na Jovem Pan News, em Florianópolis. O Parajasc é a competição de paratletas do Estado. Ele detalhou que houve pedido de pagamento antecipado para o deslocamento de ábitros sem uma contraprestação, ou seja, ele garantiu que no poder público isso não existe. Apenas confirma-se pagamento por serviço prestado. 

A situação é polêmica e gerou muitas críticas nas redes sociais, inclusive da oposição do governo Jorginho. Um deputado da base chegou a apontar que haverá demissões na Fesporte, diante da transferência de competições do Parajasc por falta de árbitros. Apesar de todas as bravatas, o problema surge no campo legal.

Continua após a publicidade

O que o coronel apontou é relevante e complementou dizendo que houve motivação política, por muitos deles, em pedir esse pagamento e a Fesporte precisou suspender momentâneamente algumas competições. O coronel também fez críticas a Federação Catarinense de Atletismo por falta de diálogo, mas disse que inicialmente eles haviam entendido e que conversariam com os árbitros.

"Senti uma forte vontade de prejudicar o Parajasc. (...) Tem o deslcoamento de ida e volta e o trabalho realizado na semana. Então o árbitro recebe um prolabore, não em diária como um servidor comum. Pelo deslocamento, ele é ressarcido dos gastos. O que ele quer é receber pela disponibililidade. Estou disponível para você, mas a minha situação é de deslocamento então tenho que receber. Entendo que há um lapso aí nesse deslocamento. O fato é que a legislação pública só permite pagar pelo serviço prestado. Não existe pagar sem ter contraprestação", comentou.

Continua após a publicidade

Houve ainda uma tentativa de buscar árbitros em outros lugares e que foram persoadidos a não participar. "Eles se sentiram ameaçados", disse o presidente da Fesporte. Ele detalhou que a competição precisou ser adiada e pediu ajuda do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva que presenciou ameaças de 'boicote'.

Veja o vídeo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Emanuel Soares
Sobre Emanuel Soares
Emanuel Soares é jornalista formado e especializado em inovação na comunicação. É coordenador de jornalismo da Rádio Jovem Pan News, em Florianópolis, colunista do Conexão e apresentador do programa Jogo do Poder, às 16h. Tem passagens pela Rádio Gaúcha, CBN Diário, Guarujá, SBT e TVCOM.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Florianópolis, SC
Atualizado às 04h02
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 23°

19° Sensação
6.17 km/h Vento
92% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 17° Máx. 27°

Tempo limpo
Amanhã (24/06)

Mín. 14° Máx. 20°

Chuva