O coronel Freibergue Ruben do Nascimento, presidente da Fesporte, escancarou um pedido ilegal de árbitros que participariam do Parajasc, numa entrevista que me concedeu nesta manhã na Jovem Pan News, em Florianópolis. O Parajasc é a competição de paratletas do Estado. Ele detalhou que houve pedido de pagamento antecipado para o deslocamento de ábitros sem uma contraprestação, ou seja, ele garantiu que no poder público isso não existe. Apenas confirma-se pagamento por serviço prestado.
A situação é polêmica e gerou muitas críticas nas redes sociais, inclusive da oposição do governo Jorginho. Um deputado da base chegou a apontar que haverá demissões na Fesporte, diante da transferência de competições do Parajasc por falta de árbitros. Apesar de todas as bravatas, o problema surge no campo legal.
O que o coronel apontou é relevante e complementou dizendo que houve motivação política, por muitos deles, em pedir esse pagamento e a Fesporte precisou suspender momentâneamente algumas competições. O coronel também fez críticas a Federação Catarinense de Atletismo por falta de diálogo, mas disse que inicialmente eles haviam entendido e que conversariam com os árbitros.
"Senti uma forte vontade de prejudicar o Parajasc. (...) Tem o deslcoamento de ida e volta e o trabalho realizado na semana. Então o árbitro recebe um prolabore, não em diária como um servidor comum. Pelo deslocamento, ele é ressarcido dos gastos. O que ele quer é receber pela disponibililidade. Estou disponível para você, mas a minha situação é de deslocamento então tenho que receber. Entendo que há um lapso aí nesse deslocamento. O fato é que a legislação pública só permite pagar pelo serviço prestado. Não existe pagar sem ter contraprestação", comentou.
Houve ainda uma tentativa de buscar árbitros em outros lugares e que foram persoadidos a não participar. "Eles se sentiram ameaçados", disse o presidente da Fesporte. Ele detalhou que a competição precisou ser adiada e pediu ajuda do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva que presenciou ameaças de 'boicote'.
Veja o vídeo
Mín. 18° Máx. 23°
Mín. 18° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Parcialmente nublado