Sábado, 22 de Junho de 2024
48996258881
Saúde MultiHospital

MultiHospital: Primeiros dias de funcionamento da nova UPA têm mais de dois mil atendimentos

Região Sul da Ilha tem dois pontos de atendimento concomitantes até adaptação e avaliação estrutural da unidade do Rio Tavares

05/06/2024 16h23 Atualizada há 2 semanas
Por: Jaime Júnior Soares
Fotos: Allan Carvalho/PMF
Fotos: Allan Carvalho/PMF

A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Multihospital já está em funcionamento desde o último domingo (2). Apenas nos três primeiros dias de atividade foram registrados mais de dois mil atendimentos no local. Atualmente, a unidade é a maior do município, melhor estruturada para atender casos de urgência e emergência, além de contar com a integração dos demais serviços do complexo de saúde.

Continua após a publicidade

“Temos uma estrutura reformada, ampla e integrada aos diversos serviços de saúde do Multihospital. E ainda, os pacientes têm maior agilidade no acesso a exames laboratoriais e de imagem. A nossa expectativa é que a unidade traga mais eficiência para as demandas emergenciais do município”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Cristina Pires Pauluci. 

Desde a abertura até esta terça-feira (4), em 65 horas de operação, a unidade registrou 2.142 atendimentos: 550 no domingo, 695 na segunda e 897 na terça. Entre os procedimentos contabilizados nas estatísticas estão as classificações de risco, atendimentos clínicos, odontológicos, pediátricos, de enfermagem, radiologia, manejos na sala de emergência, eletrocardiograma, entre outros. 

Continua após a publicidade

Atendimento no Sul da Ilha
Com a abertura da nova UPA no Multihospital, a região Sul possui temporariamente dois locais para atendimento de urgência e emergência. “Quem conhece a UPA Sul sabe que o prédio necessita de uma grande reforma. A estrutura é bastante antiga e foi construída inicialmente para outra finalidade, tendo sido adaptada em algum momento para o equipamento de saúde”, explica o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. “Nós vamos fazer aquilo que é melhor para a população. Estamos contratando uma empresa para avaliar o prédio e verificar quais intervenções estruturais precisam ser realizadas no local”, complementa. 

Até que a população se adapte à nova unidade e a avaliação estrutural possa ser realizada na estrutura do Rio Tavares, a Prefeitura de Florianópolis mantém os dois locais funcionando 24 horas por dia. Confira abaixo a lista de serviços disponibilizados em cada um dos locais: 

UPA DO MULTIHOSPITAL - (Av. Deputado Diomício Freitas, 3393 - Carianos)

- Atendimento clínico e pediátrico
- Curativo e assistência
- Farmácia com dispensação de medicamentos
- Fácil acesso a exames laboratoriais
- Raio-X
- Odontologia
- Integração com os demais serviços do Multihospital

PONTO DE ATENDIMENTO DO RIO TAVARES - (Rodovia SC-405, 682 - Rio Tavares)

- Triagem
- Atendimento clínico e pediátrico
- Ambulância 24 horas para apoio do serviço
- Farmácia especializada (na Policlínica Sul, 2º andar) 

 “Sobrevivemos nessa UPA durante anos. Agora, vamos fazer um período de transição e, depois, uma avaliação adequada no prédio. Mas tenho certeza: assim que o Multihospital se consolidar como equipamento de saúde, a população vai perceber as vantagens”, frisa o Prefeito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Atualizado às 21h00
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. ° Máx. °

Amanhã (24/06)

Mín. ° Máx. °