Terça, 23 de Julho de 2024
48996258881
Polícia Militar Barbatana de tubarão

Policiais militares participam de treinamento internacional para combate ao tráfico de barbatanas de tubarão

Itajaí sediou o evento que envolveu diversos órgãos ambientais

14/06/2024 12h13
Por: Jaime Júnior Soares
Fotos: Major Fernando Magoga Conde
Fotos: Major Fernando Magoga Conde

De segunda a quarta-feira, 10 a 12, dois oficiais subordinados ao Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) realizaram na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, uma importante capacitação voltada ao combate do tráfico de animais silvestres. O Programa de Identificação de Barbatanas de Tubarão (SFID) foi organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA), Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (USFWS) e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O treinamento teve como objetivo capacitar os participantes no reconhecimento de diferentes produtos de tubarão comercializados, abordando os fundamentos do comércio internacional de barbatanas de tubarão, cenários de aplicação da lei na América do Norte, e reconhecimento de barbatanas em diversos estágios de processamento, incluindo espécies listadas na CITES. Além disso, o curso discutiu a logística de grandes remessas e a seleção de amostras para análise forense.

Continua após a publicidade

Participaram do evento, além dos oficiais do CPMA, major Fernando Magoga Conde e capitão Carlos Eduardo Rosa, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Continua após a publicidade

O comércio ilegal de animais silvestres é um setor que inclui a captura e comércio de animais e plantas vivos, ou de partes e produtos derivados deles. A vida selvagem é frequentemente comercializada como peles, artigos de couro, lembranças, alimentos, medicamentos tradicionais, animais de estimação, entre outras formas. Este comércio ilícito abrange desde a extração ilegal de madeira até a pesca ilegal de espécies marinhas ameaçadas e a caça de elefantes para a obtenção de marfim.

O Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) de Santa Catarina, em parceria com as entidades organizadoras e participantes, reafirma seu compromisso na luta contra o tráfico de vida selvagem e na proteção da biodiversidade, contribuindo para a preservação das espécies marinhas e terrestres.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Itajaí - SC
Florianópolis, SC
Atualizado às 13h03
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 22°

22° Sensação
3.6 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 21°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 13° Máx. 23°

Tempo limpo