Terça, 23 de Julho de 2024
48996258881
Saúde Febre do Oropouche

Febre do Oropouche avança em SC com casos confirmados em 7 cidades; saiba onde

Os sintomas da febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya

15/06/2024 12h09 Atualizada há 1 mês
Por: Jaime Júnior Soares
Fonte: DIVE/SC
Fonte: DIVE/SC

Após a confirmação dos primeiros casos da febre do Oropouche em Santa Catarina, doença provocada pelo maruim avança no Estado. Um boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica na quinta-feira (13) apontou sete cidades do Vale do Itajaí com infectados.

Uma infestação de maruim, o conhecido mosquito do mangue ou pólvora. O maruim é um inseto pequenininho, cuja picada causa coceira e edema local. Ele também pode desencadear reações alérgicas.

Continua após a publicidade

Os primeiros três casos surgiram em Botuverá, em 26 de abril. No começo de maio, a quantidade de casos da febre do Oropouche chegou a 10, alcançando também as cidades de Brusque e Luiz Alves.

Continua após a publicidade

No levantamento mais recente, são 78 pessoas com a doenças em 13 municípios do Estado. Sete deles no Vale do Itajaí e que somam a maior dos casos: 67. Há registros da doença também em Blumenau, Benedito Novo, Guabiruba e também em Ilhota.

O governo de Santa Catarina informou que uma série de ações passarão a ser desenvolvidas em conjunto com as prefeituras para mapear o avanço da febre. Entre as medidas está a coleta de vetores para estudo e análise de amostras de outros pacientes para fortalecer a vigilância da doença.

De modo geral, o maruim é atraído por umidade, sombra e matéria orgânica. Por isso é importante manter terrenos livres de mato acumulado. Além disso, o uso de repelentes e roupas compridas pode ajudar a evitar as picadas.

Os sintomas da febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da saúde.

  • Cidade                               Casos confirmados
  • Antônio Carlos                                2
  • Benedito Novo                                1
  • Blumenau                                        3
  • Botuverá                                         16
  • Brusque                                           6
  • Corupá                                             2
  • Guabiruba                                        1
  • Ilhota                                                5
  • Jaraguá do Sul                                 1
  • Luiz Alves                                        35
  • São Martinho                                    1
  • Schroeder                                         3
  • Tijucas                                              2
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Florianópolis, SC
Atualizado às 13h03
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 22°

22° Sensação
3.6 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 21°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 13° Máx. 23°

Tempo limpo