Terça, 23 de Julho de 2024
48996258881
Polícia Civil Polícia Científica

Policiais científicos participam de curso sobre boas práticas na análise de documentos digitais

A Polícia Científica de Santa Catarina, com apoio da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL)

24/06/2024 16h12
Por: Jaime Júnior Soares
Foto: Divulgação/PCISC
Foto: Divulgação/PCISC

A Polícia Científica de Santa Catarina, com apoio da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), promoveu o curso Investigação de Documentos Digitais apresentado pela perita criminal Andrea Dresch, dos dias 17 a 20 de junho. O curso teve como objetivo geral apresentar aos policiais científicos e civis as boas práticas na análise de documentos digitais, além de capacitar peritos criminais para realização de exames.

A necessidade dessa capacitação surgiu em meio a alteração do cenário atual, em que se observa uma tendência cada vez maior dos documentos digitais se tornarem predominantes em relação aos documentos físicos.

Continua após a publicidade

Durante as aulas, os alunos foram introduzidos aos fundamentos dos documentos digitais, além das boas práticas para sua manipulação. Foi apresentada a contextualização dos exames periciais, elucidando os conceitos associados e destacando a crucial importância da cadeia de custódia na preservação da integridade dos documentos digitais como prova legal.

Os conceitos básicos de imagens foram explorados, com ênfase na aplicação a documentos, assim como os princípios fundamentais dos documentos multimídia, focando especialmente em documentos de identificação e contratos. Para complementar, a turma teve a oportunidade de realizar análises detalhadas de estruturas de arquivos PDF e de imagens encapsuladas, sendo preparados para enfrentar os desafios práticos dos exames periciais.

Continua após a publicidade

O curso contou com aulas dinâmicas e interativas, para enriquecer o aprendizado. Além disso, aconteceram debates cruzados, discussões de estudos de casos que envolveram a participação de todos. A parte prática foi também importante, com atividades envolvendo ferramentas avançadas de edição e análise de imagens e documentos, preparando os alunos para aplicar diretamente o conhecimento adquirido.

Com os documentos digitais cada vez mais importantes como elementos probatórios, é crucial disseminar boas práticas em relação às evidências multimídia entre policiais civis e científicos. O treinamento não apenas capacita para lidar com desafios complexos, mas também garante que os policiais estejam preparados para a crescente demanda por análises precisas e eficazes no campo da perícia digital.

Para o diretor da Academia de Perícia, Luan Carneiro, “as atualizações técnicas no campo da segurança pública se moldam aos desafios propostos no século XXI. A revolução tecnológica alcança também a Criminalística, e treinar nossos Peritos Criminais em análises digitais é uma demanda cada vez mais presente na Polícia Científica, que conta com grandes experts no assunto, como é o caso da Perita Andrea Dresch. Ademais, a participação da Polícia Civil também se torna campo fértil pra discussões inter-agências, com foco em resultados para as investigações”.

Participaram do curso 10 peritos criminais da Polícia Científica de Santa Catarina, 2 peritos criminais da Polícia Científica do Paraná e 10 policiais civis de Santa Catarina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Florianópolis, SC
Atualizado às 13h03
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 22°

22° Sensação
3.6 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 21°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 13° Máx. 23°

Tempo limpo