Terça, 23 de Julho de 2024
48996258881
Política Farol da Política

Dário, Marquito, Topázio, Pedrão e Lela; Veja os nomes à prefeitura de Florianópolis

Candidaturas devem ser confirmadas nas convenções previstas para iniciar neste mês

01/07/2024 10h35 Atualizada há 3 semanas
Por: Emanuel Soares
Dário (PSDB), Marquito (PSOL), Topázio (PSD), Pedrão (PP) e Lela (PT) são os pré-candidatos | Foto: Divulgação
Dário (PSDB), Marquito (PSOL), Topázio (PSD), Pedrão (PP) e Lela (PT) são os pré-candidatos | Foto: Divulgação

A eleição para prefeito de Florianópolis em 2024 já está aquecida, com cinco pré-candidatos oficializados por partidos políticos. Entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, partidos e federações em todo o Brasil realizarão convenções partidárias para definir suas coligações e escolher seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Este período é crucial para a organização das campanhas eleitorais e marca o início da corrida eleitoral para as eleições municipais de 2024.

1. Dário Berger (PSDB)

Dário Berger, de 67 anos, é o pré-candidato do PSDB. Já foi 8 anos prefeito em São José e Florianópolis e mais 8 anos senador, com 16 anos de mandados consecutivos. Formado em Administração de Empresas pela UFSC e especializado em Recursos Humanos pela UDESC, Dário tem uma vasta experiência política. Recentemente, encerrou um período de oito anos no Senado Federal, não conseguindo reeleger-se em 2023. Ele se filiou ao PSDB em abril de 2023. Já esteve ainda no MDB. 

Continua após a publicidade

2. Marquito (PSOL)

Marquito, de 44 anos, é o pré-candidato do PSOL. Com formação em Engenharia Agronômica, pós-graduação em Agroecossistemas e mestrado pela UFSC, Marquito tem se destacado na política local. Foi vereador por seis anos em Florianópolis, sendo o mais votado em 2020, e atualmente está em seu primeiro mandato como deputado estadual.

3. Pedro Silvestre “Pedrão” (PP)

Pedro de Assis Silvestre, conhecido como "Pedrão", de 36 anos, é o pré-candidato do PP. Formado em Administração Pública pela UDESC, Pedrão foi vereador em Florianópolis de 2013 a 2020. Em 2020, concorreu à prefeitura, ficando em terceiro lugar. Em 2022, ficou na suplência para deputado estadual, atuando brevemente em 2023 após o afastamento de Altair Silva.

Continua após a publicidade

4. Topázio Neto (PSD)

Topázio Neto, de 62 anos, é o atual prefeito de Florianópolis e pré-candidato pelo PSD. Formado em Administração pela UFSC, Topázio foi vice-prefeito da capital em 2020 e assumiu a prefeitura em 2022 após a renúncia de Gean Loureiro (União Brasil) que concorreu ao governo do Estado e não se elegeu. Esta será sua primeira disputa como titular de uma chapa. Nesse período como prefeito, realizou diversas obras na cidade como o binário da Lagoa, do Pantana, nova ponte da Lagoa, engordamento das praias de Ingleses e Jurerê, além do multihospital de Florianópolis.

5. Vanderlei “Lela” (PT)

Vanderlei Farias, conhecido como "Lela", de 46 anos, é o pré-candidato do PT. Formado em Gestão Pública, Lela foi vereador em 2012 e 2016, além de secretário de Cultura de Florianópolis até 2017. Esta é a primeira candidatura liderada pelo PT na capital desde 2008.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Florianópolis, SC
Atualizado às 13h03
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 22°

22° Sensação
3.6 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 21°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 13° Máx. 23°

Tempo limpo