A eleição para prefeito de Florianópolis em 2024 já está aquecida, com cinco pré-candidatos oficializados por partidos políticos. Entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, partidos e federações em todo o Brasil realizarão convenções partidárias para definir suas coligações e escolher seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Este período é crucial para a organização das campanhas eleitorais e marca o início da corrida eleitoral para as eleições municipais de 2024.
Dário Berger, de 67 anos, é o pré-candidato do PSDB. Já foi 8 anos prefeito em São José e Florianópolis e mais 8 anos senador, com 16 anos de mandados consecutivos. Formado em Administração de Empresas pela UFSC e especializado em Recursos Humanos pela UDESC, Dário tem uma vasta experiência política. Recentemente, encerrou um período de oito anos no Senado Federal, não conseguindo reeleger-se em 2023. Ele se filiou ao PSDB em abril de 2023. Já esteve ainda no MDB.
Marquito, de 44 anos, é o pré-candidato do PSOL. Com formação em Engenharia Agronômica, pós-graduação em Agroecossistemas e mestrado pela UFSC, Marquito tem se destacado na política local. Foi vereador por seis anos em Florianópolis, sendo o mais votado em 2020, e atualmente está em seu primeiro mandato como deputado estadual.
Pedro de Assis Silvestre, conhecido como "Pedrão", de 36 anos, é o pré-candidato do PP. Formado em Administração Pública pela UDESC, Pedrão foi vereador em Florianópolis de 2013 a 2020. Em 2020, concorreu à prefeitura, ficando em terceiro lugar. Em 2022, ficou na suplência para deputado estadual, atuando brevemente em 2023 após o afastamento de Altair Silva.
Topázio Neto, de 62 anos, é o atual prefeito de Florianópolis e pré-candidato pelo PSD. Formado em Administração pela UFSC, Topázio foi vice-prefeito da capital em 2020 e assumiu a prefeitura em 2022 após a renúncia de Gean Loureiro (União Brasil) que concorreu ao governo do Estado e não se elegeu. Esta será sua primeira disputa como titular de uma chapa. Nesse período como prefeito, realizou diversas obras na cidade como o binário da Lagoa, do Pantana, nova ponte da Lagoa, engordamento das praias de Ingleses e Jurerê, além do multihospital de Florianópolis.
Vanderlei Farias, conhecido como "Lela", de 46 anos, é o pré-candidato do PT. Formado em Gestão Pública, Lela foi vereador em 2012 e 2016, além de secretário de Cultura de Florianópolis até 2017. Esta é a primeira candidatura liderada pelo PT na capital desde 2008.