Terça, 23 de Julho de 2024
48996258881
Saúde Saúde do Trabalhador

Prefeitura de Florianópolis inaugura Centro de Saúde do Trabalhador nesta quarta-feira

Dinâmica de atendimento nunca existente antes no município, unidade traz o cuidado em saúde para mais próximo do trabalhador e também de moradores do Centro

04/07/2024 09h48
Por: Jaime Júnior Soares
Foto: Leonardo Sousa/PMF
Foto: Leonardo Sousa/PMF

A Prefeitura de Florianópolis inova mais uma vez na área da saúde. Nesta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde realiza a inauguração do novo Centro de Saúde do Centro/Trabalhador às 9h30. A unidade é a primeira do município, com funcionamento na lógica de Atenção Primária à Saúde, que atenderá não apenas moradores do local, mas também trabalhadores do bairro que moram em outras regiões de Florianópolis. A entrega representa avanço significativo para a saúde da população da Capital.

“Nós temos que cuidar do nosso trabalhador. Pensar naqueles que moram nas regiões mais afastadas e que não conseguem chegar ao Centro de Saúde do bairro a tempo de serem atendidos no dia a dia. É trazer a saúde para mais perto do trabalhador”, enfatiza o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. “Além disso, estamos mais uma vez aproveitando uma estrutura pública que esteve em situação de abandono. A revitalização é pensada no cidadão como um todo, ganha-se um novo espaço de acolhimento e o município utiliza de forma eficiente recurso público já existente”, acrescenta.

Continua após a publicidade

O Centro de Saúde do Centro/Trabalhador funcionará em horário estendido, com 12 horas, entre 7h e 19h. A unidade, antes com quatro equipes de Saúde da Família (eSF), contará agora com sete equipes. O serviço atenderá trabalhadores do Centro, que moram em outras regiões da cidade, e moradores do bairro. Apesar da nova logística, não há oferta de serviços laborais tais como perícia, admissão, entre outros. Ou seja, segue a lógica da Atenção Primária em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). No local, é possível realizar consultas médicas, de enfermagem, vacinação, curativos e procedimentos, além da retirada de medicamentos.

“Além da novidade para o trabalhador, o novo prédio representa um avanço essencial também para os moradores do bairro. A antiga unidade dividiu espaço de atendimento com a Policlínica Centro por mais de 30 anos. Agora, o Centro de Saúde possui uma localização própria, com dimensões que nos possibilitam ofertar cada vez mais serviços para o cidadão. Além disso, a estrutura possui novos equipamentos, proporcionando melhores condições para o atendimento e desenvolvimento do trabalho dos nossos profissionais”, ressalta o Secretário Municipal de Saúde, Humberto João dos Santos. 

Continua após a publicidade

Antes localizado na Avenida Rio Branco, 90, o Centro de Saúde do Centro agora possui novo endereço na Rua Santos Dumont, 52. Com espaço próprio, a unidade tem dimensionamento 520% maior que a antiga, com total de 19 consultórios em comparação aos seis antes disponíveis. O serviço ainda conta com equipamentos novos para atendimento da população. O novo local garante maior visibilidade à unidade, a fim de que os cidadãos possam conhecer e acessar.

Para ter acesso ao serviço, o trabalhador do Centro que desejar se vincular à unidade precisará realizar cadastro com documento de identificação com foto, comprovante de residência e comprovante que trabalha no bairro (Carteira de Trabalho ou termo assinado, que será entregue para trabalhadores informais). O cadastro pode ser feito, a qualquer hora do dia, antes de se deslocar ao serviço, por meio do Alô Saúde Floripa no telefone 0800 333 3233. A unidade começará a funcionar já nesta quarta-feira (3), após a solenidade de abertura, com todos os serviços à disposição da população. 

Serviço 
Solenidade de Inauguração do Centro de Saúde do Centro/Trabalhador 
Quarta-feira (3) às 9h30 
Rua Santos Dumont, 52 - Centro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Florianópolis, SC
Atualizado às 13h03
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 22°

22° Sensação
3.6 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 21°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 13° Máx. 23°

Tempo limpo