Segunda, 16 de Junho de 2025
15°C 24°C
Florianópolis, SC
Publicidade

A Celesc e o Município de Florianópolis estão unindo esforços para combater a fiação irregular nos postes da capital. Na última quinta-feira (4)

As instituições assinaram o Protocolo de Cooperação Técnica

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
05/07/2024 às 03h08
A Celesc e o Município de Florianópolis estão unindo esforços para combater a fiação irregular nos postes da capital. Na última quinta-feira (4)
Foto: Leonardo Sousa/PMF

Entre as principais finalidades do PCT estão a redução da Poluição Visual e Urbanística, com foco na limpeza e organização das redes de telecomunicações para melhorar a paisagem urbana; a diminuição dos riscos de acidentes envolvendo moradores e profissionais; a garantia da integridade dos equipamentos de iluminação pública e energia elétrica; e o combate à ocupação clandestina, com ações para regularizar a utilização de postes de energia, evitando a instalação não autorizada de cabos.

Continua após a publicidade

O protocolo também aborda a necessidade de segurança regulatória e jurídica para as prestadoras de serviço de telecomunicações, facilitando a expansão de suas operações e melhoria da qualidade dos serviços.

Entre as ações previstas pela parceria, a prefeitura será responsável por selecionar as vias que serão priorizadas nos mutirões de higienização de redes e mensurar os resultados, verificando a ocorrência de irregularidades. Também ficará a cargo da administração municipal informar diretamente às compartilhadoras aderentes ao PCT sobre as reclamações recebidas por meio de canais de contato com o consumidor, como a Ouvidoria e o Procon.

Continua após a publicidade

"A parceria irá potencializar a ação da fiscalização, na medida em que aumentará a capacidade de resolução dos problemas indentificados", ressalta Araújo Gomes, Secretário de Segurança e Ordem Pública, pasta do município que trabalha a fiscalização. "Teremos mais ferramentas para diminuir a poluição visual e o risco de acidentes, além de melhorar a visibilidade e a eficiência da iluminação pública".

O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, expressou orgulho pela assinatura do documento. “Este protocolo é um marco significativo em nossos esforços contínuos para melhorar a infraestrutura urbana e promover a segurança da nossa comunidade. Por meio desta cooperação, visamos não apenas reduzir a poluição visual e urbanística, mas também garantir a integridade dos equipamentos de iluminação pública e energia elétrica, e diminuir os riscos de acidentes envolvendo nossos munícipes e profissionais”, declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.