Terça, 23 de Julho de 2024
48996258881
Polícia Militar Tecnologia

Parceria entre Polícia Militar e Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação estreia tecnologia via satélite em viatura

Por causa de áreas de difíceis acesso às redes transmissoras de celular, a tecnologia ajudará a conexão dos policiais em operação

05/07/2024 04h02
Por: Jaime Júnior Soares
Fotos: Divulgação / Polícia Militar
Fotos: Divulgação / Polícia Militar

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizaram nesta quinta-feira, 4, a instalação de uma antena satelital de baixa órbita (Starlink), em uma viatura do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Fron), sediado em São Miguel do Oeste. A instalação foi realizada em Florianópolis, na sede da Diretoria de Tecnologia e Informação e Comunicação da PMSC (DTIC).

Por causa de áreas de difíceis acesso às redes transmissoras de celular, a tecnologia ajudará a conexão dos policiais em operação em locais com pior cobertura de rede móvel. Para o secretário Marcelo Fett, “o Governo do Estado está investindo nas novas tecnologias para melhorar comunicação e o trabalho de suas secretarias e órgãos afins. A Polícia Militar é um exemplo muito positivo do uso da alta tecnologia. Acreditamos que esse tipo de tecnologia, de baixa órbita, possibilitará um ganho muito grande nessa comunicação mais efetiva”, completou.

Continua após a publicidade

Para o comando do 11º BPM/Fron, tenente-coronel Alciones Pulga, a tecnologia via satélite vai ajudar no trabalho operacional na região. “Na fronteira no Extremo-Oeste de Santa Catarina, ainda temos grandes extensões sem cobertura móvel”, afirmou. Objetivo do projeto é realizar um estudo técnico por meio da viatura da Polícia Militar destacada para o Programa Rede Rural. Assim sendo, a região elegida para o início do estudo foi o Oeste do estado. Via satélite, pretende-se levar a conectividade Wi-Fi para as regiões mais remotas, onde hoje não possui sinal de cobertura e sinal de telefonia móvel.

Continua após a publicidade

O uso da antena será o facilitador para conectar o celular da PMSC que está na viatura para receber as chamadas de emergência e também para auxiliar na localização dos eventos que são acionados.

A Tecnologia – A antena Starlink possibilita atividades que historicamente não eram possíveis com a Internet via satélite, como transmissão e videochamadas.

A atual tecnologia de internet via satélite tem latência de 600 milissegundos, que é o tempo que um bit ou pacote de dados leva para chegar de um computador a outro. Já a Starlink promete oferecer internet de longo alcance e rápida, com transferência de até 1GB por segundo e latência de 25 milissegundos.

A expectativa é que, até 2025, 40 milhões de usuários façam uso da banda larga com a nova tecnologia no mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Florianópolis, SC
Atualizado às 13h03
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 22°

22° Sensação
3.6 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 21°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 13° Máx. 23°

Tempo limpo