Terça, 23 de Julho de 2024
48996258881
Religião MPSC

Vida do Promotor de Justiça Marcelo Câmara será retratada em documentário

O Promotor de Justiça falecido em 2008 está em processo de beatificação e canonização pela Igreja Católica

09/07/2024 15h05
Por: Jaime Júnior Soares
Foto: MPSC / Divulgação
Foto: MPSC / Divulgação

A vida do Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) Marcelo Câmara, falecido em 2008 em decorrência de um câncer, irá virar um documentário. Reconhecido como Servo de Deus, Marcelo está  em processo de beatificação e canonização pela Igreja Católica. A equipe de produção da plataforma de streaming gaúcha Lumine passou a semana em Florianópolis gravando depoimentos de familiares, amigos e conhecidos de Marcelo, ou Marcelinho como era chamado. 

Clique aqui e receba as notícias do Conexão no WhatsApp e no Telegram

Continua após a publicidade

A Lumine é um serviço de streaming com filmes, séries e documentários religiosos  que se interessou em retratar a vida do Promotor de Justiça após ouvir diversos relatos de graças recebidas pela intercessão de Marcelo. "Esperamos que mais pessoas possam conhecer a vida do Marcelo através deste documentário, e sejam tocadas pelo seu exemplo", comentou a produtora da plataforma, Janaína Martins. 

Nascido em Florianópolis em 1979, Marcelinho foi um jovem leigo, ou seja sempre participou ativamente da igreja da católico, e membro do Ministério Público que morreu numa quinta-feira santa, em 20 de março de 2008. Apesar da sua breve jornada na terra, sempre foi considerado uma pessoa iluminada entre os que conviviam com ele. 

Continua após a publicidade

Em 2020, começou a primeira fase do processo de beatificação e canonização com a abertura do processo no Tribunal Eclesiástico. Houve apurações, entrevistas e a coleta de testemunhos que atestaram a notoriedade do Promotor de Justiça de acordo com os valores da Igreja Católica. O processo envolve o levantamento de diversas informações relativas à vida de Câmara, sua postura em relacionamento com as pessoas e retidão dentro dos conceitos da Igreja Católica, além da admiração de pessoas que conviveram com o Promotor em diferentes momentos de sua vida.   

A fase arquidiocesana do processo de Beatificação e Canonização de Marcelo foi concluída em abril desse ano com uma missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses, norte de Florianópolis, onde também tem um memorial do jovem Promotor de Justiça. A caixa com os dados recolhidos foi lacrada em enviada  para a análise de especialistas no Dicastério para as Causas dos Santos,  Vaticano. O lacre foi aberto semana passada. Inicia-se agora a avaliação dos documentos.  

Se a análise for positiva, haverá uma recomendação para que o Pontífice da Igreja Católica conceda a Marcelo Câmara o título de venerável. Caso isso ocorra, o Promotor de Justiça estará em condições de ser beatificado. Após, para que o processo de beatificação seja concluído, será necessária a comprovação de um milagre atribuído a ele. Na sequência, um novo milagre precisará ser comprovado para que Marcelo Câmara seja canonizado e receba o título de santo da Igreja Católica. Não há prazo estabelecido para a conclusão do processo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Florianópolis, SC
Atualizado às 13h03
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 22°

22° Sensação
3.6 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 21°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 13° Máx. 23°

Tempo limpo