Terça, 23 de Julho de 2024
48996258881
Defesa Civil SC Redução de Riscos

Florianópolis instaura comitê para novo Plano Municipal de Redução de Riscos de deslizamentos, em parceria com a UFSC

Última atualização do estudo foi há 10 anos

09/07/2024 16h28
Por: Jaime Júnior Soares
Foto: Allan Carvalho/PMF
Foto: Allan Carvalho/PMF

A Prefeitura de Florianópolis lançou hoje o comitê de atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O estudo é em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é focado nas áreas de possíveis deslizamentos, por ser o evento que oferece maior perigo de vida à população. Por meio da Defesa Civil de Florianópolis, Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana (SMPIU) e Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SMHDU). O objetivo da atualização é verificar se as medidas preventivas propostas no plano anterior foram eficientes e se há novos setores de risco, considerando a dinâmica de ocupação da cidade.

O estudo une os profissionais e servidores da Prefeitura de Florianópolis, em conjunto com professores e pesquisadores dos cursos de geologia, geografia e do programa de pós-graduação em desastres naturais. No plano é feita a caracterização das áreas ocupadas e a identificação dos riscos associados a deslizamentos. O mapa de setores de risco resultante do novo PMRR pode ser utilizado nas políticas específicas do Plano Diretor de Florianópolis. Além disso, a exposição de cada casa ao risco é diferente, e um conjunto de casas com riscos parecidos são reunidas em setores de mesma classificação.

Continua após a publicidade

Tudo isso para aprimorar os conhecimentos e a prevenção do município contra desastres. Sabendo quais ações são necessárias, o município tem condições de realizar programas, elencar setores prioritários para serem atendidos, estimando os custos. A partir do estudo, será possível perceber quais mudanças Florianópolis teve mudanças em suas características.

“Percebemos a importância desta atualização e estudos com tudo que aconteceu no Rio Grande do Sul nos últimos meses”, ressalta o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. “É extremamente importante que possamos conhecer as necessidades do município para trabalhar com políticas de prevenção de desastres”.

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Florianópolis - SC

Florianópolis - Santa Catarina

Sobre o município
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizada na região sul do Brasil. A cidade é conhecida por sua beleza natural deslumbrante, com praias paradisíacas, lagoas, morros e uma grande diversidade de ecossistemas. É um destino turístico popular tanto para brasileiros quanto para estrangeiros devido ao seu clima agradável, paisagens espetaculares e qualidade de vida. A cidade se divide entre a Ilha e continente.
Florianópolis, SC
Atualizado às 13h03
22°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 22°

22° Sensação
3.6 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 14° Máx. 21°

Tempo nublado
Amanhã (25/07)

Mín. 13° Máx. 23°

Tempo limpo