As ações de preparação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para a Operação Veraneio já estão em andamento. Desde a última semana, 25 bombeiros militares estão realizando o Curso de Guarda-Vidas Militar, em Itajaí.
Ao longo de duas semanas, eles passarão por capacitações com diferentes técnicas, explorando novas tecnologias para a realização de busca e salvamento. Estes mesmos bombeiros militares treinarão e formarão novos guarda-vidas civis no segundo semestre, que trabalharão por todo litoral catarinense.
O major Guilherme Costa, presidente da Coordenadoria de Atividades Aquáticas, explica que Santa Catarina está buscando novas tecnologias para a atuação do CBMSC na área de salvamento aquático ainda mais eficientes. “A tecnologia pode ajudar também no salvamento aquático em Santa Catarina. Os videomonitoramentos por exemplo, permitem avaliar a quantidade de pessoas nas praias e ajudam na gestão dos recursos empregados e a definir estratégias de coordenação. Este curso procura também analisar novas ferramentas para resgates, como os drones. Aeronaves não tripuladas podem ser usadas em salvamentos, estamos analisando esta inovação e a sua utilização integrada ao videomonitoramento.”
O CBMSC também apoia o desenvolvimento da cultura de prevenção através de programas institucionais, como o Projeto Golfinho, e da disseminação do Lifesaving – um desporto que simula resgates a vítimas de afogamento, com diferentes técnicas e equipamentos.
Operação Veraneio
A Operação Veraneio, maior operação do CBMSC, envolve ações de planejamento, organização e controle que resultam na execução da prevenção e salvamento aquático no território catarinense. Planejada durante todo o ano, envolve o emprego de guarda-vidas militares, guarda-vidas civis voluntários e viaturas e equipamentos adequados a este tipo de atividade. Ela acontece em três etapas: pré-temporada, temporada e pós-temporada.
Devido às características do litoral catarinense, o Corpo de Bombeiros Militar mantém postos de guarda-vidas ativos durante todo ano em alguns locais. Para saber onde eles estão localizados basta acessar o aplicativo CBMSC Cidadão. No ícone “praias”, é possível visualizar as condições do mar (indicadas pelas cores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo), a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, além dos endereços dos postos de guarda-vidas compartilháveis com o seu aplicativo de navegação.
Mín. 13° Máx. 21°
Mín. 15° Máx. 21°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 22°
Chuvas esparsas