Segunda, 20 de Janeiro de 2025
23°C 29°C
Florianópolis, SC
Publicidade

'Rei das construções irregulares' no Norte da Ilha está preso e enfrenta diversos processos

Operação acapulco resultou na prisão do empresário apontado como responsável por diversos 'empreendimentos' sem autorização

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
19/08/2024 às 19h23
'Rei das construções irregulares' no Norte da Ilha está preso e enfrenta diversos processos
Foto: Redação / Divulgação

Conhecido por construir e vender imóveis irregulares, o homem conhecido como 'rei das construções irregulares' já enfrenta vários processos desde 2014. Apontado por crimes ambientais como extração ilegal de areia, no RS, e fracionamento de propriedades, Gilvã Guimarães da Silva também é investigado por desmatamento ilegal em um loteamento na Praia dos Ingleses. Uma reportagem publicada hoje ressalta detalhes da Operação Acapulco, que culminou na prisão dele. A defesa ainda não se manifestou.

Continua após a publicidade

Segundo as investigações, em abril de 2021, um processo na 3ª Vara da Fazenda Pública responsabilizou Gilvã por loteamento irregular. A área desmatada em 2018, apesar de autorizações limitadas, continuou sendo manipulada pelo empresário, levando a uma multa judicial de R$ 1 milhão para novas infrações.

Além disso, em 2017, Gilvã foi denunciado por extração ilegal de areia em Passo de Torres, facilitada por um ex-servidor da Secretaria do Meio Ambiente. A Operação Acapulco revelou ainda o envolvimento de um servidor em facilitar documentos para Gilvã, resultando em sua exoneração.

Continua após a publicidade

O empresário, que também atua na locação de imóveis, enfrenta acusações que incluem falsificação de documentos e parcelamento irregular do solo. A defesa de Gilvã não foi encontrada para comentar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.