Na manhã desta quarta-feira, 2, militares que pertencem ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) passaram por uma atualização do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) básico, com foco em suporte de vida e dimensionamento de cena. O treinamento aconteceu na sede da unidade, em São José, e incluiu práticas de uso de um novo equipamento essencial que acaba de chegar ao batalhão: o Desfibrilador Externo Automático (DEA).
A iniciativa faz parte de um projeto da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que, por intermédio de uma proposta enviada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), recebeu 44 desfibriladores distribuídos por todo o Estado. Um desses aparelhos foi destinado ao Bope, e todo o efetivo já foi instruído em sua utilização, tanto para emergências dentro das instalações do batalhão quanto em ocorrências de apoio externo.
O uso do DEA é considerado um avanço significativo na capacidade de resposta a emergências, permitindo que os policiais atuem de maneira mais eficaz na preservação de vidas até a chegada do suporte médico especializado.