Terça, 10 de Dezembro de 2024
18°C 21°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Fazer trilha, soltar pipa, aprender a respeitar a natureza, apreciar música e viajar pelos planetas

Essas são algumas das atividades da Jornada Ampliada da Escola da Capital Osvaldo Machado

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
23/10/2024 às 10h07
Fazer trilha, soltar pipa, aprender a respeitar a natureza, apreciar música e viajar pelos planetas
Foto: PMF/Divulgação

O Projeto de Jornada Ampliada da Escola Básica Municipal Osvaldo Machado, em Ponta das Canas,  tem proporcionado aos estudantes uma série de práticas e atividades diferenciadas que enriquecem o aprendizado e fortalecem o vínculo entre a unidade educativa  e a  comunidade. Neste mês de outubro,  o projeto  ganhou ainda mais destaque, oferecendo experiências inesquecíveis e divertidas, conforme aponta a diretora da unidade educativa, Sephora Pinto Amaral Martins.

Continua após a publicidade

O objetivo central é subsidiar e fomentar práticas curriculares voltadas à consolidação de uma proposta de educação integral.

Continua após a publicidade

Crianças e adolescentes participaram  do Festival de Pipa na praia de Ponta das Canas, em que  expressaram sua desenvoltura ao soltarem pandorgas coloridas,  aproveitando o ambiente ao ar livre. Outro momento emocionante, segundo a diretora, ocorreu na Lagoa da Conceição, quando entraram em contato direto com a natureza, fazendo a Trilha da Costa, explorando paisagens exuberantes e aprendendo sobre a importância da preservação ambiental.  

Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o passeio de barco pela Lagoa, praticar caiaque e experimentar sandboard nas dunas.

O Concerto da Camerata com os Clássicos da Disney, no Teatro Ademir Rosa, no Centro integrado de Cultura,  trouxe magia e encantamento ao apresentar músicas icônicas de filmes adorados, levando todos a um espaço de fantasia e sonho.

Continua após a publicidade

A visita ao Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina, por sua vez, despertou a curiosidade científica, proporcionando uma verdadeira viagem pelo universo, com planetas e estrelas ao alcance dos olhos.

“Essas vivências, cuidadosamente planejadas pelos professores e professoras do Projeto, abriram os horizontes dos, promovendo não apenas o aprendizado, mas o encantamento e a descoberta de novos mundos”, enfatiza a diretora Sephora Pinto Amaral.

Integram o projeto estudantes do 3º ao 9º do ensino fundamental com atividades no contraturno. Há 70 estudantes no período matutino e outros 70 no período da tarde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.