Terça, 10 de Dezembro de 2024
18°C 21°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Fábio Botelho volta à PMF; Katumi lá; Reunião sobre Arteris; Sem Crise e muito mais

[email protected]

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
27/11/2024 às 18h00 Atualizada em 27/11/2024 às 18h51
Fábio Botelho volta à PMF; Katumi lá; Reunião sobre Arteris; Sem Crise e muito mais
Topázio terá a volta de Fábio Botelho à Prefeitura de Florianópolis para organizar o novo governo | Foto: PMF

Ele nega, mas é certo 1 - Fábio Botelho, ex-secretário de Governo da Prefeitura de Florianópolis, me "negou de pés juntos" definições sobre a volta ao executivo. Mas as fontes são incontestáveis. Fábio deve estar de volta ao Paço Municipal no dia 2/12/2024, na primeira hora da manhã. Talvez o horário e o dia sejam muito arriscados na banca de apostas, mas fontes consultadas dizem que, a partir da semana que vem, estará de volta e "acelerando". Vai ajudar na construção das secretarias do próximo governo. Além de ser amigo de longa data, Fábio é pessoa de confiança do prefeito Topázio Neto (PSD). Ele deve voltar como secretário, até a finalização do mandato, quando assumirá a chefia de gabinete, após a reforma administrativa. Será o responsável por guiar o prefeito nos assuntos mais importantes da cidade e nas questões administrativas de governo.

Continua após a publicidade

Partidos - O PL está de olho na pasta de Segurança e Ordem Pública, mas, ao que indicam fontes, não será com a vice-prefeita Maryanne Mattos, que tem promessa de ocupar outra posição. Nomes ainda não estão definidos. O MDB deve permanecer com a Secretaria de Infraestrutura, que ganhará a Manutenção da Cidade, mas deve galgar outro posto no próximo governo. Esse "espaço" ainda não está definido. Os Republicanos também estão passando por indefinições.

Katumi está com os dois pés no governo municipal | Foto: CMF

Ele nega mas é certo 2 - Roberto Katumi, vereador reeleito pelo PSD, nega que tenha definido sua ida ao executivo. A secretaria seria a de Cultura, Esporte e Lazer, que perdeu o Turismo para a pasta do Desenvolvimento Econômico. Conversei ontem com uma fonte que relatou a necessidade do vereador em buscar mais recursos para a pasta. Mas Katumi estaria animado com a ideia, já que é "inquieto o vereador", me contestou a fonte.

Continua após a publicidade

Bruno Oliveira - Na entrevista que me concedeu dias atrás, Topázio disse que o único garantido na prefeitura seria o dono da comunicação, Bruno Oliveira. Referência nacional em construção de conteúdo político para redes sociais, Bruno é uma pedra preciosa para o governo. Questionei Bruno pessoalmente, no evento do Cosud, sobre um possível convite do governo do Estado e ele negou que tenha ocorrido. 

Agenda - O presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), tem uma agenda com o Ministro Renan FIlho, dos Transportes, em meados de dezembro. A discussão será a repacutação do contrato com a Arteris, atendendo obras necessárias para destravar a BR-101 e a BR-116, administrada pela Arteris, a partir de 2025.

Alesc aprovou Lei que prevê distribuição de medicamentos a base de canabidiol | Foto: Alesc

Qual o prazo? - O governo do Estado terá quase 6 meses para estruturar a regulamentação do projeto de Lei, a partir do sancionamento de Jorginho Mello, que prevê a distribuição de medicamentos a base de canabidiol. O texto foi aprovado pelos deputados eelimina a restrição de doenças específicas para o tratamento com medicamentos à base de cannabis, deixando a prescrição a critério médico. 

Continua após a publicidade

Crise só para quem quer - Tem uma turma que gosta de atazanar. Criaram uma crise externa, na tentativa de afetar o governo, sobre a decisão do governador em fazer os Jogos Abertos em Chapecó e não Lages, como havia sido anunciado pela Fesporte. Governador definiu e está acabado. Só tem crise para quem quer. E sobre crise, vale o tradicional ensinamento que repito a todos: quando ela existir de verdade, dura no máximo 48 horas. 

Onde está a crise? - Na segunda, Jorginho assina investimentos no esporte catarinense. Será criado o PIE (Programa de Incentivo ao Esporte), considerado histórico. Será às 10h no teatro do CIC, em Florianópolis.

[email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.