A mobilidade urbana é, sem dúvidas, um dos maiores desafios de Florianópolis. A Capital catarinense enfrenta dificuldades diárias para equilibrar o crescimento urbano com a necessidade de um trânsito eficiente. Nesse contexto, a decisão do prefeito Topázio Neto de criar a Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade se destaca como uma das mais relevantes decisões para o futuro da cidade.
A proposta inclui monitoramento em tempo real, análise de dados e aplicação de tecnologia de ponta, oferecendo um olhar integrado e eficiente sobre a mobilidade urbana. Além de atender com velocidade as ocorrências, liberando as vias e diminuíndo os engarrafamentos, a nova secretaria vai ter um mapeamento em tempo real de todos os pontos de fila, somatizando o total de engarrafamento na cidade naquele momento. Isso corre nos moldes do que já acontece em São Paulo no trabalho da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Entre as principais funções da Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade estão:
Com essas diretrizes, a nova secretaria se posiciona como um ponto de virada para a gestão da mobilidade em Florianópolis. A capital ganha uma ferramenta poderosa para enfrentar problemas como congestionamentos e a falta de integração entre os órgãos de trânsito. A criação da secretaria reflete a compreensão da sociedade sobre a urgência do tema e a necessidade de ações concretas. Mais do que reconhecer o problema, Topázio começa a executar uma solução robusta e integrada.
A organização na mobilidade era o que faltava. Não é na primeira semana que todos os desafios serão resolvidos. Mas é um bom começo para algo que a sociedade clamava. O prefeito ouviu e atendeu.