Domingo, 19 de Janeiro de 2025
23°C 29°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Topázio toma decisão importante para diminuir filas em Florianópolis

[email protected]

Emanuel Soares
Por: Emanuel Soares
06/12/2024 às 13h00 Atualizada em 06/12/2024 às 14h02
Topázio toma decisão importante para diminuir filas em Florianópolis
Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade terá atribuições importantes na rotina da cidade | Foto: PMF

A mobilidade urbana é, sem dúvidas, um dos maiores desafios de Florianópolis. A Capital catarinense enfrenta dificuldades diárias para equilibrar o crescimento urbano com a necessidade de um trânsito eficiente. Nesse contexto, a decisão do prefeito Topázio Neto de criar a Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade se destaca como uma das mais relevantes decisões para o futuro da cidade.

Continua após a publicidade

A proposta inclui monitoramento em tempo real, análise de dados e aplicação de tecnologia de ponta, oferecendo um olhar integrado e eficiente sobre a mobilidade urbana. Além de atender com velocidade as ocorrências, liberando as vias e diminuíndo os engarrafamentos, a nova secretaria vai ter um mapeamento em tempo real de todos os pontos de fila, somatizando o total de engarrafamento na cidade naquele momento. Isso corre nos moldes do que já acontece em São Paulo no trabalho da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). 

Entre as principais funções da Secretaria Executiva de Operações de Mobilidade estão:

Continua após a publicidade
  1. Monitorar o sistema em tempo real: identificar e solucionar gargalos, incidentes e situações que afetam a fluidez e a segurança do trânsito.
  2. Promover inteligência de mobilidade: utilizar dados e tecnologias para criar soluções inovadoras que otimizem o trânsito, o transporte público e a infraestrutura urbana.
  3. Planejar a infraestrutura: desenvolver e supervisionar projetos de engenharia, como ciclovias, rotas de pedestres e melhorias nas vias públicas, sempre priorizando a acessibilidade e a segurança.
  4. Implementar respostas rápidas: estabelecer padrões ágeis para minimizar os impactos de eventos e acidentes no trânsito e no transporte público.
  5. Integrar diferentes modais: coordenar ações que promovam um sistema de transporte eficiente, sustentável e adaptado às necessidades da população.

O impacto positivo para Florianópolis

Com essas diretrizes, a nova secretaria se posiciona como um ponto de virada para a gestão da mobilidade em Florianópolis. A capital ganha uma ferramenta poderosa para enfrentar problemas como congestionamentos e a falta de integração entre os órgãos de trânsito. A criação da secretaria reflete a compreensão da sociedade sobre a urgência do tema e a necessidade de ações concretas. Mais do que reconhecer o problema, Topázio começa a executar uma solução robusta e integrada.

A organização na mobilidade era o que faltava. Não é na primeira semana que todos os desafios serão resolvidos. Mas é um bom começo para algo que a sociedade clamava. O prefeito ouviu e atendeu. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.