Na manhã desta quinta-feira (19), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou de uma entrevista exclusiva à Jovem Pan News Florianópolis com o jornalista Emanuel Soares. Durante a conversa, ele apresentou um balanço das ações realizadas ao longo de 2024 e destacou a aprovação do maior orçamento da história do Estado como um marco da gestão.
Jorginho Mello detalhou as principais iniciativas implementadas e entregas em diversas áreas, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura no Estado.
Ele ressaltou os esforços do governo estadual para assegurar recursos que permitam atender às demandas da população e promover o desenvolvimento de Santa Catarina.
Orçamento histórico para Santa Catarina
A aprovação do orçamento histórico foi apontada pelo governador como um reflexo da eficiência administrativa e da capacidade de diálogo com diferentes setores. Segundo ele, os investimentos previstos para 2025 deverão consolidar o Estado como referência nacional em qualidade de vida e competitividade econômica.
Nesta semana, o governador esteve em Xanxerê para cumprir um dos últimos compromissos de campanha: o programa Safra Garantida SC, que tem por objetivo garantir renda aos pequenos agricultores catarinenses em casos de prejuízos provocados por alterações climáticas e outras dificuldades.
“Todo ano o nosso pequeno agricultor perde a sua safra. E ele não pode perder, no nosso governo daqui pra frente ele não perde mais. O pequeno agricultor tem que andar para frente”, disse.
O Programa será operacionalizado a partir do subsídio estadual de até R$ 1,5 mil referente a taxa de adesão ao Proagro Mais – seguro compulsório do governo federal que protege a safra em casos de perdas.
Santa Catarina passada a limpo
O governador ressaltou a felicidade em poder fazer todas as entregas esperadas. “A gente resolveu passar o Estado de Santa Catarina a limpo. Não tem área que a gente não atuou de forma corajosa, de fazer economia e de fazer funcionar melhor, desde infraestrutura, saúde – com reformas em hospitais, redução de filas, educação – com reformas em escolas e o Universidade Gratuita. Tudo está funcionando a mil porcento”, ressaltou.
Conquista em voos internacionais
Jorginho enfatizou a vibração de Santa Catarina para o turismo, principalmente pela ampliação das conexões com os voos internacionais, resultado de um trabalho importante, com a organização de todos os aeroportos e pela redução do ICMS do querosene do avião.
“Queremos que a empresa área tenha interesse em fazer voos regionais. A empresa área que fizer seis voos por semana, vai poder reduzir o ICMS de 17 para 1,5”, afirmou.
Segundo ele, Santa Catarina representa tanto em beleza, quanto em força econômica, segurança, longevidade e desempenho. “Além de ter referência lá fora, que Santa Catarina possa ter um dos melhores desempenhos de todos os estados do Brasil”, reforçou.
Portos catarinenses
Santa Catarina realizou diversos investimentos em portos em 2024, com o objetivo de fortalecer o Estado como um polo logístico competitivo, entre eles os portos de Imbituba, Itapoá e São Francisco do Sul.
O governador destacou também a federalização do Porto de Itajaí. De acordo com ele, a ação foi eminentemente política. “Eu implorei para que deixasse a autoridade portuária com o município. Entramos na Justiça e vamos aguardar”, disse.
A entrevista também abordou os desafios enfrentados durante o ano e as expectativas para o futuro, com Jorginho reafirmando o compromisso em trabalhar para garantir resultados concretos à sociedade catarinense. “Temos o desejo de que Santa Catarina seja o melhor Estado do Brasil”, finalizou.
Vídeo da entrevista do governador Jorginho Mello (PL)