Bruno Souza, ex-deputado estadual e ex-vereador de Florianópolis, assumiu recentemente a Secretaria de Assistência Social da Capital com uma missão desafiadora: abordar de forma mais estratégica o problema dos 'moradores de rua'. Em seus primeiros dias no cargo, o secretário destacou a necessidade de mudar a percepção social sobre a questão e prometeu novas ações para enfrentar a realidade da população em situação de vulnerabilidade.
A nova gestão promete ampliar abordagens especializadas e desenvolver políticas públicas voltadas ao reconhecimento de dependentes químicos, que Souza identifica como a uma das causas mais recorrentes da permanência de muitas pessoas nas ruas.
“Temos que mudar seguramente a forma como vemos o problema. Não temos um problema de miséria. A maior parte dos que estão pelas ruas é por dependência química", afirmou Souza. Ele ainda reforçou um apelo direto à população: evitar a doação de esmolas. “Quando você dá esmolas, vira álcool e drogas em 90% das vezes", alertou.
Continua após a publicidade
O desafio, contudo, é grande. Florianópolis tem registrado um aumento significativo na quantidade de pessoas em situação de rua nos últimos anos. "Não dar esmolas" deve ser um dos pontos de partida de Bruno Souza que inicia uma gestão que promete transformar a abordagem tradicional e buscar soluções de longo prazo para a assistência social da Capital. Segundo ele, o foco estará em iniciativas que ajudem a resgatar a dignidade e a autonomia dos moradores de rua, identificando aqueles que podem voltar ao mercado de trabalho.
Veja o vídeo do secretário
Ver essa foto no InstagramContinua após a publicidade