Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Florianópolis promoveu um mutirão de cidadania na Passarela Nego Quirido, conhecida como Passarela da Cidadania. Com o apoio das Secretarias de Segurança e Ordem Pública e de Assistência Social, a iniciativa foi voltada à população em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acesso a serviços essenciais e o fortalecimento do suporte a essas pessoas.
Ao todo, 118 novos cadastros foram realizados no aplicativo Acolher, que facilita o acompanhamento dessas pessoas pelos serviços públicos. Além disso, 45 pessoas solicitaram a emissão da segunda via da carteira de identidade, uma ação conduzida em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Polícia Científica.
Durante a abordagem, feita com o apoio das polícias Civil e Militar, 134 pessoas foram atendidas. Entre elas, cerca de 30 portavam objetos cortantes, como facas e pedaços de vidro. Um mandado de prisão em aberto foi identificado, e o indivíduo encaminhado à delegacia.
A secretária de Segurança e Ordem Pública da Capital, Maryanne Mattos, destacou a relevância da ação. "Esses equipamentos são fundamentais para a população em situação de vulnerabilidade. Nossa prioridade é garantir que a passarela seja um local de passagem e transformação. Muitas estavam sem documentos, o que dificulta o acesso a empregos ou à matrícula na EJA", explicou.
Além de facilitar o acesso a serviços, o mutirão também buscou consolidar dados para a criação de um cadastro único em Santa Catarina. Segundo Maryanne, o objetivo é mapear o percurso dessas pessoas nos serviços públicos, permitindo um acompanhamento mais efetivo e apoiando a reestruturação de suas vidas.
Com atenção especial ao público feminino, a ação ouviu as necessidades da população atendida, visando aprimorar os serviços oferecidos e garantir mais dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura segue empenhada na busca por soluções que transformem a realidade dessas pessoas e promovam inclusão social.
#CidadaniaComRespeito #FlorianópolisSolidária #PassarelaDaCidadania #InclusãoSocialSC #MutirãoDeCidadania #PrefeituraDeFloripa