Na última segunda-feira, dia 31, a Prefeitura de Florianópolis interditou um restaurante localizado no bairro Itacorubi devido ao despejo irregular de efluentes em canaleta pública em frente ao estabelecimento. A ação, liderada pela Blitz Sanear, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vigilância Sanitária, Fundação Municipal do Meio Ambiente e Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).
Através de testes com corante, foi identificado que o esgoto a céu aberto originava-se da pia destinada aos clientes para lavagem das mãos. Durante a inspeção, constatou-se que a caixa de gordura do restaurante apresentava tampa inadequada, ausência de sifão, e dimensões insuficientes, além de estar instalada irregularmente no passeio público.
Adicionalmente, não foi possível verificar a existência ou funcionamento de um sistema de tratamento individual de esgoto no local. Diante das irregularidades, a Vigilância Sanitária emitiu um auto de intimação e interditou o restaurante. Também foi detectado um princípio de vazamento no cavalete do hidrômetro do imóvel, cuja manutenção será realizada pela Casan para corrigir o problema.
A Prefeitura de Florianópolis reforça que denúncias relacionadas a práticas irregulares de saneamento podem ser feitas pelo Zap Denúncias no número 0800 808 0155 (apenas mensagens).