Na próxima semana, nos dias 1º e 2 de abril, o Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Gentil Mathias da Silva, localizado em Florianópolis, será palco de importantes atividades em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data busca ampliar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover o combate ao preconceito e à discriminação.
O autismo, caracterizado como uma condição neurodesenvolvimental, impacta a percepção e interação social de indivíduos, sendo compreendido não como doença, mas uma variação natural do desenvolvimento humano. Para conscientizar sobre o tema, o Neim Gentil Mathias elaborou uma programação diversificada voltada às crianças e suas famílias.
Professoras Cláudia, Regiani e Carolina
Na terça-feira, as professoras de educação especial Regiani Rolim de Moura, Cláudia Flach e Carolina Marques conduzirão um diálogo informativo sobre o TEA, além de apresentar a sala multimeios, um espaço projetado para oferecer atendimento educacional especializado (AEE). Em seguida, haverá a exibição do curta-metragem Float, que aborda o estigma social enfrentado por famílias de pessoas autistas.
Na quarta-feira, será a vez das crianças assistirem ao filme Coisas Fantásticas Acontecem, uma produção acessível que explica o autismo de forma lúdica, lembrando que cada criança possui uma maneira singular de enxergar e interagir com o mundo.
Seth Ribeiro
A Inclusão no Cotidiano Escolar
O trabalho na sala multimeios do Neim Gentil Mathias é essencial para garantir o direito à educação inclusiva. Composta por mobiliários e recursos adaptados, esse ambiente promove estratégias pedagógicas que visam superar barreiras educacionais e garantir que cada criança, com TEA ou outras condições, exerça seu direito à diferença.
A professora Regiani Rolim enfatiza que o AEE não é reforço ou atendimento clínico, mas um direito assegurado pela política de educação especial da rede municipal. Atualmente, 16 crianças com TEA são atendidas no Neim Gentil Mathias, enquanto outras 16 estão em fase final de avaliação.
Em toda a rede municipal, que inclui educação infantil, fundamental e EJA, são atendidas 1.700 pessoas com TEA, sendo 900 apenas nas creches.
A iniciativa do Neim Gentil Mathias reforça o compromisso da rede municipal de Florianópolis com a inclusão e o combate ao preconceito, proporcionando uma educação que respeita e valoriza a singularidade de cada criança.
#Inclusão #Autismo #DireitoDeSerDiferente #EducaçãoEspecial #ConscientizaçãoAutista #FlorianópolisInclusiva