Terça, 29 de Abril de 2025
15°C 25°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Polícia Federal recupera relíquias pré-hispânicas peruanas em Santa Catarina

Peças arqueológicas do Peru foram encontradas em Florianópolis e serão repatriadas após ação da Polícia Federal com apoio do consulado

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
09/04/2025 às 18h21
Polícia Federal recupera relíquias pré-hispânicas peruanas em Santa Catarina
Foto: Divulgação/Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina

Florianópolis (SC) — A Polícia Federal recuperou, na última terça-feira (8/4), artefatos arqueológicos raros pertencentes ao patrimônio histórico-cultural do Peru, em uma operação realizada em Santa Catarina. As peças, originárias do período pré-hispânico (entre 700 d.C. e 900 d.C.), estavam sendo comercializadas ilegalmente por meio de uma plataforma de vendas online.

Continua após a publicidade

As relíquias históricas foram entregues oficialmente ao Cônsul Honorário do Peru, Luiz Henrique Costa Lima, na sede da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Superintendência da PF em Santa Catarina.

A apreensão foi resultado de uma investigação iniciada a partir de uma denúncia encaminhada pelo Ministério da Cultura do Peru, que alertou as autoridades brasileiras sobre a presença dos objetos no mercado ilegal.

Continua após a publicidade

Diante das evidências, o indivíduo responsável pela venda foi indiciado por crime de receptação, conforme previsto na legislação penal brasileira.

De acordo com a PF, os artefatos arqueológicos peruanos serão repatriados ao país de origem, seguindo os trâmites legais e diplomáticos internacionais. A ação reforça o compromisso das autoridades brasileiras com a proteção do patrimônio cultural internacional e o combate ao tráfico ilícito de bens históricos.

Continua após a publicidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.