A Prefeitura de Florianópolis foi escolhida para integrar a Estratégia Nacional Alimenta Cidades, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que visa fortalecer a segurança alimentar em 60 municípios brasileiros. A participação da capital catarinense garante acesso a recursos financeiros e apoio técnico para implementar ações personalizadas na área de alimentação saudável e segurança nutricional.
Nos dias 10 e 11 de abril, das 9h às 17h, o auditório da Prefeitura de Florianópolis, localizado na Rua Conselheiro Mafra, 656, será palco de oficinas e painéis voltados à elaboração do plano municipal. O evento contará com a presença de representantes do MDS, que estarão na cidade para ouvir as demandas específicas da população e conhecer iniciativas locais de referência.
A programação inclui a apresentação de painéis sobre o diagnóstico da cidade, histórico municipal, plano de segurança alimentar e uma oficina colaborativa com a Sociedade Civil, que ajudará a construir a rota de implementação personalizada da estratégia em Florianópolis.
Além das atividades no auditório, a comitiva do evento fará visitas a locais que são referência em segurança alimentar no município, com o objetivo de conhecer boas práticas e estruturar ações que possam ser ampliadas.
"A partir dessa parceria na Estratégia Nacional Alimenta Cidades, trabalharemos em conjunto com o governo federal para garantir acesso a alimentos saudáveis e seguros para todos em Florianópolis. Essa parceria permite que nossa cidade tenha acesso a recursos para fortalecer a segurança alimentar, além de contar com o apoio técnico e institucional”, destacou o prefeito Topázio Neto.
A Estratégia Nacional Alimenta Cidades é uma ação do governo federal que visa desenvolver políticas públicas eficazes para assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo o envolvimento direto da comunidade e da gestão municipal na construção de soluções sustentáveis e inclusivas.