A Prefeitura de Florianópolis atingiu, na sexta-feira (11), um marco significativo nas obras da nova ponte da Lagoa da Conceição: a conclusão da estrutura de concreto da ciclovia e do passeio público nos 100 metros iniciais da travessia, entre os pilares P1 e P4, no sentido Centrinho – Avenida das Rendeiras. A obra é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade e avança dentro do cronograma previsto.
Essa etapa, somada à concretagem anterior das pistas, representa que metade da estrutura da nova ponte já está concluída. A próxima fase deve ser iniciada no começo de maio, quando será finalizado o trecho entre os pilares P4 e P7. Já no fim de maio, será a vez do segmento entre os pilares P7 e P9.
Após essas etapas, restará o asfaltamento, pintura viária, instalação de iluminação pública, barreiras de proteção, guarda-corpos e construção das cabeceiras, além do sistema viário de acesso à nova ponte.
A expectativa é de que ocorra uma abertura parcial da ponte ainda neste semestre, para desviar o trânsito de uma das pistas da Avenida das Rendeiras, no sentido Centro-Lagoa, enquanto as cabeceiras são finalizadas. A abertura completa ao tráfego deve ocorrer até o final do primeiro semestre de 2025.
Desde o início das obras, em abril de 2023, a Prefeitura já finalizou:
Os dois aterros em rocha para as cabeceiras da ponte, dos lados do Centrinho e da Avenida das Rendeiras;
Os estaqueamentos de madeira e metálicos para suporte das estruturas;
A construção dos nove blocos e pilares que sustentam a ponte;
A concretagem das pistas do segundo segmento.
Além disso, foi entregue neste mês de abril um deck de madeira de 100 m² que conecta o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira à ponte atual. O terminal, inaugurado em outubro de 2024, tem estrutura moderna com bicicletário, sanitários acessíveis, área de espera e cobertura, e está a 40 metros do antigo ponto de embarque.
A obra também prevê uma ampla revitalização da área em torno da nova ponte, com foco na valorização da paisagem e infraestrutura urbana.
No lado do Centrinho, será implantada uma nova praça de 650 m², com sanitários públicos acessíveis, bancos, mesas, iluminação qualificada, paisagismo remodelado e lixeiras. A área hoje é apenas um passeio pavimentado com canteiros e árvores.
Após a demolição da ponte atual, prevista para depois da entrega da nova estrutura, será construído um boulevard de contemplação, com deck de madeira e guarda-corpo metálico, aproveitando o antigo aterro da cabeceira. No lado oposto, próximo à Avenida das Rendeiras, outra praça será implantada, integrando parte da nova estrutura da ponte.
Importante destacar que o boulevard e as duas praças não serão interligados, mas farão parte de um plano completo de requalificação urbana, com entrega prevista para o segundo semestre de 2025.
A nova ponte da Lagoa da Conceição será a maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina, com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, contendo:
Duas pistas de rolamento de 3,5 metros cada;
Ciclovia bidirecional de 2,8 metros;
Dois passeios laterais de 2,5 metros para pedestres;
Guarda-corpos e formato curvo em concreto armado.
O projeto foi pensado para melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, o que trará benefícios ambientais relevantes. A ponte terá altura livre de seis metros – três vezes maior que a atual – e um vão livre de 30 metros, facilitando a passagem de embarcações.
As obras estão sendo realizadas pela empresa Cejen Engenharia Ltda., com prazo de execução de dois anos e investimento de R$ 53 milhões. Todos os trabalhos contam com licenças ambientais emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos.
Com esse avanço significativo, a nova ponte da Lagoa da Conceição promete se tornar um símbolo de mobilidade, sustentabilidade e valorização urbana em Florianópolis, transformando positivamente a região e conectando a cidade de maneira mais segura, acessível e bonita.