A Câmara de Vereadores de São José promoveu na tarde desta terça-feira (15) uma roda de conversa sobre mobilidade urbana, reunindo representantes do poder público, técnicos especializados e a comunidade local. O debate marcou o início de uma série de encontros para discutir temas cruciais ao município, incluindo saúde, segurança nas escolas e bullying.
Durante o evento, o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, destacou os principais gargalos enfrentados por São José, com ênfase na influência negativa da BR-101 sobre o tráfego urbano. Segundo ele, a rodovia “divide a cidade em quatro partes”, dificultando a conexão entre bairros e sobrecarregando vias locais.
— A BR-101 corta a cidade sem considerar a realidade urbana, como se fosse de uso exclusivo do governo federal. Precisamos de diálogo com os entes responsáveis — afirmou Arruda.
Um dos casos citados foi o fechamento unilateral do acesso ao Mercado Prado, próximo ao viaduto da Serraria, pela concessionária da BR-101. A decisão desviou todo o tráfego para a Rua Itália, sem estrutura para receber o fluxo intenso de veículos.
— A comunidade sofreu mais de um ano com uma via precária, e tivemos que acelerar projeto, licitação e obra de asfaltamento — relatou o secretário.
Outro ponto crítico apontado foi o controle dos semáforos pela concessionária, o que, segundo Arruda, impede o município de melhorar a fluidez nos cruzamentos com a SC-281 e com a própria BR-101, especialmente em bairros como Forquilhinhas, Sertão do Maruim e Forquilhas.
— Privilegiar a rodovia federal no meio da cidade é impedir que os bairros se conectem entre si — criticou.
Arruda também defendeu a construção de um elevado na região da Vera Rio e uma ponte no Brasil da Cadiça, para facilitar o acesso ao bairro Aeroparque. Segundo ele, essas obras são urgentes e dependem de apoio do Governo do Estado e do Governo Federal.
O presidente da Câmara, vereador Matson Cé, destacou que esse foi o primeiro de vários encontros para debater temas estruturantes para São José. Ele lamentou o subaproveitamento do Contorno Viário da Grande Florianópolis e defendeu a regulação do fluxo de caminhões na BR-101 urbana, obrigando-os a utilizar o contorno — como ocorre na cidade de São Paulo.
— Quem observa o fluxo do Contorno percebe que ele poderia ser muito maior. Isso desafogaria o trecho que corta São José, melhorando a mobilidade local — destacou o vereador.
Matson também reiterou que o Legislativo municipal continuará atuando para pressionar os governos estadual e federal por mais investimentos e maior autonomia na gestão do trânsito em São José.
Participaram do evento, além do presidente, os vereadores Edilson Alzemiro Vieira, vice-presidente da Casa, Alexandre Rosa, Romeu Jose Vieira Neto, Alexandre Cidade, Neri Osvaldo do Amaral, Marcus Vinicius de Andrade e Vinicius Ramos.