A segunda fase da Operação Limpa Pátios foi oficialmente iniciada nesta terça-feira, 15 de abril, com o acionamento das máquinas para o amassamento de 1,5 mil toneladas de veículos ferrosos em diversos municípios de Santa Catarina. A operação, liderada pelo governador Jorginho Mello, conta com a participação do presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, do secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, e do delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel.
O pontapé inicial desta etapa foi dado em Areias, São José, no pátio da Polícia Civil, com foco em retirar e dar destino correto às sucatas de veículos, também conhecidas como ferrosos — carros e motos que não podem mais circular ou ter peças reaproveitadas.
“Estamos, de forma dedicada, limpando os pátios e tirando os carros e motos que estão acumulados há muitos anos. Isso refletiu de forma muito positiva na saúde pública, com a diminuição dos focos do mosquito da dengue”, destacou o governador Jorginho Mello.
A preocupação principal é ambiental e sanitária. Veículos abandonados, acumulando água da chuva, tornam-se locais ideais para a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação também conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que tem contribuído para destravar processos burocráticos que mantinham os veículos parados há décadas.
Nesta nova fase, a meta é amassar 2.400 veículos, totalizando 1,5 mil toneladas de sucatas. No pátio de São José, cerca de 200 veículos serão prensados e enviados para reciclagem, contribuindo para a limpeza urbana e a recuperação de metais.
“Essa é uma nova etapa da Operação Limpa Pátios, que nós começamos com um mega leilão de ferrosos em seis regiões do estado”, explica o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa.
Os veículos ferrosos são considerados inservíveis, e agora serão devidamente reciclados, evitando riscos de zoonoses e liberando espaço nos pátios públicos.
A primeira fase da operação, realizada em parceria com a Associação de Pátios de Veículos Apreendidos e Reboques do Estado, resultou na remoção de mais de 30 mil veículos em 54 municípios catarinenses. Com o sucesso da etapa inicial, o governo estadual avança agora para ampliar os impactos positivos da iniciativa.
A Operação Limpa Pátios é vista como uma solução inteligente e sustentável para um problema antigo, que une gestão pública eficiente, saúde preventiva e responsabilidade ambiental.