Duas jovens promessas do paradesporto catarinense se preparam para representar Florianópolis nas Paralimpíadas Escolares 2025, que acontecerão de 16 a 29 de novembro, em São Paulo. Thamirys Veiga de Oliveira, de 10 anos, e Ariel Almeida do Nascimento, de 13, embarcarão rumo ao evento nacional que celebra o esporte como ferramenta de inclusão e superação.
Para Thamirys, essa será a primeira viagem de avião. A estudante do 5º ano da Escola Básica Beatriz de Souza Brito, integrante do projeto FloriParadesporto/Rede em Movimento, brilhou na etapa estadual em 12 de abril ao quebrar o recorde escolar brasileiro na corrida de 200 metros, com o tempo de 51 segundos e 81 milésimos. A jovem atleta também conquistou o ouro no lançamento de pelota e nos 100 metros, saindo da Universidade Federal de Santa Catarina com três medalhas de ouro.
“Fiquei nervosa, mas depois fiquei muito feliz”, relembra Thamirys sobre sua participação na etapa regional. A estudante está inscrita em mais duas provas de atletismo para a competição nacional.
Professora Maria Eduarda de Sousa e Thamirys Veiga De Oliveira. EBM Beatriz de Souza Brito
A professora de Educação Física, Maria Eduarda de Sousa, destaca a transformação da estudante: “Thamirys era tímida e retraída, mas hoje interage muito mais com colegas e professores. Ela se tornou mais comunicativa e autônoma”. A educadora reforça que o desenvolvimento da atleta se deve à sua dedicação, assiduidade e atenção às atividades.
Outro destaque da delegação catarinense é Ariel Almeida do Nascimento, atleta da bocha paralímpica, matriculado no 8º ano da Escola Básica Municipal Vítor Miguel de Souza. Ariel compete com o apoio essencial de sua mãe e calheira, Iara Rute, que ajusta a calha para que ele possa focar na estratégia e precisão dos arremessos.
“Quero que meu filho saiba que é capaz, mesmo com suas dificuldades motoras. Somos todos iguais”, afirma Iara, que também cuida de outros dois filhos e é a principal incentivadora do jovem atleta.
Ariel de Almeida Nascimento e sua mãe Iara Rute
A coordenadora do projeto FloriParadesporto/Rede em Movimento, Lisandra Invernizzi, ressalta a importância da participação dos alunos: “O evento vai além da competição: é sobre inclusão, superação e valorização das diferenças”.
As Paralimpíadas Escolares têm como objetivo estimular a prática esportiva entre estudantes com deficiência física, visual e intelectual, promovendo integração, intercâmbio sociocultural e desenvolvimento integral. Entre as modalidades disputadas estão atletismo, natação, bocha, goalball, parabadminton, judô, futebol PC, vôlei sentado e mais.
Com talentos como Thamirys e Ariel, Florianópolis mostra que a educação inclusiva e o esporte caminham juntos na construção de um futuro mais igualitário e inspirador.