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Governador Jorginho Mello apresenta projeto estratégico ao Ministério dos Transportes; obra é avaliada como solução para um dos maiores gargalos logísticos de Santa Catarina

Com investimento estimado em R$ 291 milhões, proposta inclui binário, ponte, viaduto e modernização da BR-101 com foco em segurança e fluidez

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
23/04/2025 às 23h01
Governador Jorginho Mello apresenta projeto estratégico ao Ministério dos Transportes; obra é avaliada como solução para um dos maiores gargalos logísticos de Santa Catarina
Foto: Eduardo Valente / GOVSC

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, apresentou nesta quarta-feira (23), em Brasília, ao ministro dos Transportes, Renan Filho, o projeto do contorno rodoviário no trecho da BR-101, na região do Morro dos Cavalos. A proposta, desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi bem recebida pelo ministério e seguirá agora para avaliação técnica.

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Segundo o governador, o encontro representa um avanço importante na busca por uma solução definitiva para a região.

A proposta foi bem recebida pelo Ministério dos Transportes, o que mostra que estamos avançando na busca de uma solução definitiva para o Morro dos Cavalos. O Governo de Santa Catarina está comprometido em resolver esse problema com responsabilidade e planejamento”, afirmou Mello.

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O projeto de contorno prevê a implantação de um binário de 5,2 km, com obras de infraestrutura que incluem ponte sobre o Rio Maciambú, viaduto sobre a BR-101 e a reformulação da pista existente. O novo traçado foi projetado para suportar velocidades de até 80 km/h, com foco especial na segurança viária e fluidez do tráfego, dois dos principais desafios enfrentados atualmente na região.

O investimento total é estimado em R$ 291,3 milhões. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de elaboração do anteprojeto e de encaminhamentos para o licenciamento ambiental, considerando as áreas indígenas e o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

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Além do Ministério dos Transportes, a proposta será submetida ao Tribunal de Contas da União (TCU). Caso o projeto de engenharia seja aprovado, a obra poderá ser incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ou viabilizada por meio da futura concessão da BR-101, o que é visto como alternativa eficaz para garantir os recursos necessários à execução.

Se concretizada, a obra representa um passo decisivo para solucionar um dos principais gargalos logísticos de Santa Catarina, que há anos impacta o fluxo de veículos e o desenvolvimento econômico da região.

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