Quinta, 15 de Maio de 2025
17°C 27°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Operação ORCRIM Zoológico desmantela aliança entre facção criminosa e Jogo do Bicho em SC e RS

Polícia Civil de Santa Catarina cumpre 16 mandados judiciais e prende cinco suspeitos ligados ao crime organizado

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
08/05/2025 às 11h52
Operação ORCRIM Zoológico desmantela aliança entre facção criminosa e Jogo do Bicho em SC e RS
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na manhã desta quarta-feira (8), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DEIC), deflagrou a Operação ORCRIM Zoológico, atingindo em cheio o crime organizado na Grande Florianópolis e com desdobramentos no Rio Grande do Sul. A ofensiva policial cumpriu 16 ordens judiciais, sendo 11 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão, expedidas pela Vara Criminal da Região Metropolitana da Capital com parecer favorável da 39ª Promotoria de Justiça.

Continua após a publicidade

As investigações da DRACO/DEIC revelaram uma aliança inédita no estado, entre uma facção criminosa catarinense já conhecida pelo tráfico de drogas e contraventores ligados ao Jogo do Bicho. O objetivo era diversificar os lucros da facção, ampliando sua influência por meio da exploração de máquinas caça-níqueis em comunidades sob seu domínio.

Segundo a polícia, o acordo previa que a facção cederia espaço para a instalação das máquinas nas áreas que já controlava, enquanto recebia 25% do lucro obtido com os jogos ilegais. Esse movimento marca uma nova estratégia das organizações criminosas para aumentar seus ganhos e dificultar o trabalho de repressão das autoridades.

Continua após a publicidade

A operação contou com o empenho de cerca de 80 policiais civis, incluindo equipes da DEIC, DPGF, CORE e NOC, com apoio da DRACO do Rio Grande do Sul. As diligências ocorreram simultaneamente em Florianópolis, Palhoça, Governador Celso Ramos e Caxias do Sul (RS). Durante a ação, cinco pessoas foram presas, e uma delas foi autuada também por tráfico de drogas. Diversos materiais relevantes para o andamento das investigações foram apreendidos.

A Polícia Civil de Santa Catarina reafirma seu compromisso com o combate incessante às organizações criminosas, atuando não só contra o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas, mas agora também contra novas frentes de atuação criminosa, como os jogos de azar. A investigação segue em curso com o objetivo de desmantelar completamente a estrutura da organização e garantir a responsabilização de todos os envolvidos.

Continua após a publicidade

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.