A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (14) a Operação Proteção Integral II, com o objetivo de combater crimes cibernéticos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação é nacional e conta com 130 mandados de busca e apreensão, além de oito mandados de prisão preventiva sendo cumpridos simultaneamente em todas as unidades da federação.
Em Santa Catarina, o combate ao crime também foi intenso: duas pessoas foram presas em flagrante por armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil. As prisões ocorreram nos municípios de Chapecó e Herval d’Oeste, localizados na região Oeste do Estado. As ações no estado fazem parte do esforço nacional de responsabilizar criminosos que atuam tanto no meio físico quanto no ambiente digital.
Ao todo, 467 policiais federais e 156 policiais civis participaram da operação, que resultou em 35 prisões em flagrante em diversas regiões do país. Segundo a PF, a ação busca desmantelar redes de produção, armazenamento e venda de conteúdo de abuso sexual infantil, além de reforçar o compromisso das autoridades na proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.
A Operação Proteção Integral II dá continuidade ao trabalho iniciado em março deste ano, quando a Proteção Integral I foi deflagrada. Desde então, a PF já cumpriu 612 mandados de prisão contra foragidos condenados por crimes sexuais somente entre janeiro e abril de 2025, demonstrando a constância e abrangência das ações policiais no combate a esse tipo de delito.
A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar o uso da internet por crianças e adolescentes e destaca que a proteção contra abusos deve ser feita com vigilância, diálogo e informação. A corporação reafirma seu compromisso com a segurança da infância brasileira e ressalta que ações preventivas e repressivas precisam caminhar juntas para frear os abusadores.