Na manhã desta quarta-feira (14), um ferro-velho no bairro Ingleses, em Florianópolis, foi o foco de uma operação integrada de combate ao furto e à receptação de fios. A ação, que integra a Operação Fio Desencapado, tem como principal objetivo frear o comércio clandestino de fios metálicos, prática que tem gerado prejuízos financeiros e riscos à segurança da população.
A operação contou com a presença de diversas forças públicas: Polícia Civil e Militar de Santa Catarina, Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Guarda Municipal, além da Floram e da Vigilância Sanitária. No local, foram apreendidos materiais suspeitos e três armas de fogo irregulares, além da prisão em flagrante de três pessoas, acusadas de receptação e porte ilegal de arma de fogo.
Segundo o comandante Souza, da Guarda Municipal de Florianópolis, a operação foi mais um passo estratégico no enfrentamento ao comércio ilegal. “Hoje, no Norte da Ilha, houve a apreensão de três armas de fogo irregulares e três pessoas presas em flagrante, por receptação e porte ilegal de arma de fogo”, afirmou. A ação é uma resposta direta ao aumento dos casos de furto de cabos e fios, que afetam desde empresas até serviços públicos essenciais.
A Operação Fio Desencapado visa também inibir a atuação de receptadores, que alimentam a cadeia criminosa do furto de materiais metálicos, sobretudo fios de cobre. A prática, além de ser crime, provoca interrupções no fornecimento de energia elétrica e de serviços de telecomunicações, afetando diretamente o cotidiano da população e a infraestrutura da cidade.
Com a ação desta quarta-feira, a Prefeitura de Florianópolis e os órgãos de segurança reforçam o compromisso em atuar de forma firme contra crimes que impactam a coletividade. A expectativa é que novas operações ocorram em outras regiões da capital, com o objetivo de quebrar a cadeia do furto e da receptação de fios na Grande Florianópolis.