Na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a 2ª fase da Operação Tolerância Zero, ação coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da DEIC. O objetivo da ofensiva é o cumprimento de 12 ordens judiciais, sendo 5 mandados de prisão e 7 de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa envolvida diretamente em atentados registrados em outubro de 2024, na Grande Florianópolis.
Os atentados ocorreram após a tentativa frustrada da facção de invadir uma comunidade no norte da Ilha de Florianópolis. Diante da resistência, as lideranças criminosas ordenaram uma série de ações violentas, como o incêndio de veículos, bloqueios de vias públicas e até ataques a tiros contra forças de segurança. O objetivo, segundo apurações da DRACO, era intimidar as autoridades e reduzir a presença policial na região.
Sob a coordenação do Delegado Antonio Claudio Jóca, a DRACO/DEIC iniciou uma investigação minuciosa, que resultou na identificação de todos os integrantes do grupo invasor e das lideranças que ordenaram os ataques. A operação contou com o apoio da DIC de Criciúma e da SEJURI, e já resultou na prisão de duas lideranças de destaque da facção criminosa. As diligências para localizar os demais alvos continuam em andamento.
A Polícia Civil reforça que a Operação Tolerância Zero seguirá até que todos os envolvidos nos ataques de 2024 estejam presos. A DRACO/DEIC reafirma seu compromisso no combate às organizações criminosas que tentam se estabelecer em Santa Catarina, com foco na desarticulação de facções perigosas e na preservação da ordem pública.