A Defesa Civil de Santa Catarina deu um importante salto tecnológico ao utilizar, pela primeira vez, os drones recém-entregues pelo Governo do Estado no dia 7 de maio. A estreia dos equipamentos ocorreu logo após as fortes tempestades que atingiram diversas regiões catarinenses no dia 9, permitindo um levantamento técnico rápido e preciso dos danos causados. Os drones foram fundamentais para confirmar que tornados atingiram os municípios de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, e Palmitos, no Oeste.
Os drones DJI Matrice 30T, utilizados pela Defesa Civil, possuem câmeras térmicas, sensores de alta resolução e resistência a condições climáticas adversas. Além disso, são capazes de realizar mapeamentos, buscas, monitoramento de áreas de risco e apoiar operações de salvamento. Essas características garantem mais agilidade e segurança na resposta a desastres naturais, reduzindo o tempo de diagnóstico e direcionando com eficiência os recursos e ações emergenciais.
Segundo o governador Jorginho Mello, a aquisição dos drones e de 22 viaturas 4x4 faz parte de uma estratégia ampla de modernização da Defesa Civil. “A gente escolhe prioridade protegendo o catarinense. Investir no que há de mais moderno no mundo, como esses drones, é mais eficaz e econômico do que aeronaves tradicionais. Nossa missão é prevenir, monitorar e agir com precisão”, afirmou. A iniciativa reforça a importância de manter rios limpos, barragens operacionais e tecnologia a serviço da população.
Para o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, essa nova fase representa um compromisso com a vida e com a eficiência do serviço público. “Estamos vivendo um momento de transformação tecnológica. Com os novos drones e viaturas, temos mais agilidade para proteger a população diante de eventos extremos”, destacou. A entrega dos equipamentos, além de modernizar a estrutura, consolida Santa Catarina como referência nacional em gestão de riscos e desastres naturais.