Quinta, 19 de Junho de 2025
19°C 21°C
Florianópolis, SC
Publicidade

Florianópolis se destaca na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente com propostas inovadoras em educação ambiental

Representantes da Secretaria de Educação e da Floram levaram à Brasília iniciativas que fortalecem o papel da educação marinho-costeira no combate à emergência climática

Jaime Júnior Soares
Por: Jaime Júnior Soares
16/05/2025 às 13h31
Florianópolis se destaca na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente com propostas inovadoras em educação ambiental
Delegação de Santa Catarina com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva - Foto: Divulgação/PMF

A Prefeitura de Florianópolis marcou presença na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada no mês de maio, em Brasília, com uma participação estratégica focada em educação ambiental. O município foi representado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do projeto Escola do Mar, e pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram). Com o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”, o evento reuniu especialistas, educadores e gestores de todo o país para debater os rumos da política ambiental brasileira após mais de uma década de interrupção.

Continua após a publicidade

Durante a conferência, os debates se organizaram em torno de cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental. Florianópolis se destacou no último eixo, com a participação ativa da coordenadora da Escola do Mar, Hellen Martins Rios, no Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Formal. Também representaram o município a professora Vanessa Philippi Ceccoti, do Núcleo de Educação Infantil Waldemar da Silva Filho, e a chefe do Departamento de Educação Ambiental da Floram, Maria Aparecida Cabral de Sá, no grupo de Políticas Públicas, Formação Profissional e Governança Ambiental.

Maya Baggio (AGEA), Maria Aparecida Cabral de Sá (Floram), Hellen Martins Rios (Escola do Mar) e Vanessa Cecconi (NEIM Waldemar da Silva Filho).      

Continua após a publicidade

Um dos marcos da participação florianopolitana foi a proposta defendida por Hellen Rios para a inserção da cultura oceânica e da historicidade como temas emergentes no ensino ambiental nas escolas. A atuação das representantes da cidade resultou ainda na aprovação de uma moção de apelo pela institucionalização das Escolas do Mar e dos Núcleos de Educação Ambiental, com o objetivo de garantir estrutura e equipe para a implantação do currículo azul. Esse currículo propõe o estudo do oceano como regulador climático, fonte de biodiversidade e espaço de interação entre sociedade e natureza.

Saída de campo de estudantes da EBM Antônio Paschoal Apóstolo    

Segundo Hellen Rios, o evento foi uma oportunidade valiosa para fortalecer a gestão democrática e ampliar o alcance da educação ambiental em Florianópolis e em todo o país. A conferência também contou com a presença de representantes de outras cidades catarinenses e órgãos federais, como a bióloga Leticia Frozza Teive, de Bombinhas, Luciara Azevedo de Mello, de Governador Celso Ramos, e Maya Baggio, consultora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. O destaque da Escola do Mar de Florianópolis reafirma o compromisso da capital com uma educação ambiental transformadora, inclusiva e alinhada aos desafios globais.

Continua após a publicidade

Saída de campo de estudantes da EBM Antônio Paschoal Apóstolo              

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.