A campanha de vacinação contra a gripe em Florianópolis alcançou um marco expressivo: mais de 102 mil doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas em apenas 40 dias, além de 18.719 doses de imunizantes de rotina para a atualização da caderneta vacinal. O avanço foi impulsionado pela liberação antecipada da vacina para o público geral, que passou do dia 12 para 7 de maio, contribuindo diretamente para o aumento da cobertura vacinal.
O secretário municipal de Saúde, Almir Gentil, destaca que os resultados são motivo de comemoração. Segundo ele, a capital catarinense tem a melhor taxa de vacinação entre idosos no Brasil e está entre as cidades com maior número proporcional de vacinados. “Esses resultados são fruto da dedicação dos profissionais de saúde e da população que atendeu ao chamado da imunização desde o início da campanha, que ainda segue ativa na cidade”, afirmou Gentil.
Um dos pontos altos foi o Dia D da vacinação, realizado em 10 de maio, que registrou a aplicação de 19.096 doses em um único dia, um aumento de 357% em comparação com o mesmo evento no ano passado. O número comprova a eficácia das mobilizações especiais para incentivar a adesão da comunidade à vacina contra a gripe e a outras vacinas de rotina.
A campanha de vacinação em Florianópolis segue sem data para encerrar. Os moradores podem buscar atendimento nas salas de vacinação dos centros de saúde, no Sesc Prainha, no espaço Imuniza Floripa (na Policlínica da Mulher e da Criança), e na van da vacinação. Em caso de dúvidas, o canal de atendimento Alô Saúde está disponível pelo número 0800 333 3233.