A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (23) a Operação Strappo, visando desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína. A investigação aponta que a quadrilha atuava na remessa da droga para a Europa utilizando aeroportos brasileiros como ponto de partida, com foco especial no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre/RS.
A ofensiva policial incluiu o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão nas cidades catarinenses de Palhoça, Tubarão e Biguaçu, além de cinco prisões temporárias e três preventivas. As diligências foram realizadas a partir de prisões em flagrante ocorridas em 27 de abril, quando dois indivíduos tentavam embarcar com entorpecentes em voo com destino a Lisboa, Portugal.
Com o aprofundamento das investigações, a PF revelou a existência de um esquema estruturado e hierarquizado, com divisão de tarefas, cooptação de "mulas", e um sistema de financiamento logístico e operacional. O grupo também foi vinculado a outras ocorrências semelhantes no Aeroporto Internacional de Florianópolis/SC. Na Europa, a facção possuía uma ramificação que se encarregava da distribuição da droga por diversos países.
As investigações seguem em curso, com análise detalhada dos materiais apreendidos nesta sexta-feira, visando identificar outros possíveis envolvidos no esquema. A Polícia Federal realiza atendimento à imprensa às 11h, na Superintendência Regional em Santa Catarina, situada na Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, 4744 – Agronômica, Florianópolis/SC.