A passagem de uma frente fria nesta quarta-feira (28) marca o início de um período de frio intenso em Santa Catarina. Uma massa de ar seco e polar avança sobre o estado, derrubando drasticamente as temperaturas e elevando o risco para hipotermia, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e até congelamento de pistas e tubulações nas regiões mais elevadas da serra catarinense. O nível de alerta emitido por autoridades meteorológicas é alto a muito alto, especialmente para os efeitos do desconforto térmico extremo.
A queda de temperatura começa no início da tarde no Oeste e se espalha pelas demais regiões até a noite, quando devem ser registradas as mínimas mais severas. Nas áreas mais altas da serra, os termômetros devem marcar abaixo de 0°C, enquanto nos Planaltos e Meio-Oeste as temperaturas variam entre 1°C e 5°C. No Extremo Oeste, os valores ficam em torno de 5°C, e no Litoral e áreas próximas, por volta de 10°C, ainda com sensação térmica menor devido aos ventos intensos.
A madrugada e a manhã de quinta-feira (29) prometem um cenário ainda mais gelado, com temperaturas negativas acentuadas nos Planaltos e Meio-Oeste. As condições atmosféricas favorecem a ocorrência de precipitação invernal e, inclusive, neve, principalmente nas regiões mais elevadas. No entanto, por se tratar de um fenômeno meteorológico de difícil previsão, os especialistas recomendam o acompanhamento frequente das atualizações climáticas.
Elaborado em: 28/05/2025 às 09:00 – Meteorologistas: Nicolle Reis e Pedro Souza/Meteorologista chefe: Felipe Theodorovitz
Mesmo com a presença do sol, o frio persiste ao longo da quinta-feira em todas as regiões de SC. As máximas variam entre 3°C no Planalto Sul, 8°C a 16°C no Litoral e Vale do Itajaí, e entre 2°C a 8°C no Oeste, Planaltos e Meio-Oeste. A sensação térmica, especialmente no Litoral e Planalto Sul, será ainda menor devido aos ventos gelados. O frio deve continuar até o domingo (1º), com geada ampla prevista nas manhãs e noites, e máximas que não ultrapassam os 20°C durante as tardes.