Na manhã desta quarta-feira (29), a região dos Ingleses, no Norte da Ilha, foi alvo de mais uma etapa da Operação Fio Desencapado, coordenada pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar. A ação tem como foco o combate ao comércio ilegal de materiais furtados, especialmente fios de iluminação pública e componentes metálicos que integram a infraestrutura urbana.
Durante a ofensiva, três estabelecimentos comerciais foram vistoriados, resultando na apreensão de 50 kg de cobre, identificados pela COSIP e Celesc como parte da rede pública de energia. Um comerciante foi preso em flagrante por receptação, ao não comprovar a origem dos materiais encontrados. Além disso, dois pontos de venda foram interditados e foram lavrados dois autos de infração: um pela falta de alvará de funcionamento e outro por ausência de licenciamento ambiental.
De acordo com a Guarda Municipal, a operação tem como objetivo quebrar a cadeia criminosa que alimenta os furtos de cabos e equipamentos públicos, mirando diretamente nos receptadores, que lucram com a revenda desses materiais. O prejuízo causado por essas práticas afeta diretamente o patrimônio público e compromete a segurança dos cidadãos.
A secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, destacou que a Operação Fio Desencapado terá continuidade e será estendida a outras regiões da capital. “Vamos seguir com ações sistemáticas para reduzir os crimes de receptação, proteger o patrimônio público e reforçar a segurança da população”, afirmou.