A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (29/5) a segunda fase da Operação Autoridade Espúria, com foco no combate à falsificação de documentos públicos, como carteiras funcionais da própria instituição e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). A operação ocorre em Palhoça, na Grande Florianópolis, onde agentes cumprem um mandado de busca e apreensão para reunir novas provas ligadas ao esquema criminoso.
Na primeira fase da operação, realizada em 4 de abril de 2025, também em Palhoça, a Polícia Federal apreendeu uma carteira funcional falsa de Delegada da PF. O documento estava com uma mulher que nunca fez parte dos quadros da corporação. Na ocasião, o telefone celular da investigada também foi recolhido, o que permitiu o avanço das investigações.
Com base no material apreendido, a PF conseguiu identificar o possível responsável pela falsificação dos documentos. De acordo com as apurações, o suspeito teria confeccionado outras carteiras funcionais falsas da Polícia Federal, além de CNHs adulteradas, ampliando o alcance das fraudes.
Os investigados deverão ser indiciados por falsificação de documento público, crime previsto no Código Penal Brasileiro, com penas que podem ultrapassar cinco anos de reclusão. A Polícia Federal reforça o compromisso com o combate a crimes que atentam contra a fé pública e a segurança institucional.
Contato para a Imprensa
Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina
[email protected]
(48) 3281-6699 | (48) 98837-7723
Instagram: @pfsantacatarina