O MultiHospital Florianópolis celebra neste domingo (1º) seu primeiro aniversário como centro de referência em saúde pública no sul da Ilha. Em apenas 12 meses, o complexo realizou mais de 295 mil atendimentos e 249 mil exames, oferecendo consultas médicas especializadas, procedimentos cirúrgicos e serviços de urgência. Com foco especial em oftalmologia, o hospital registrou 14.800 consultas oftalmológicas adultas e mais de 2 mil cirurgias oculares, além da entrega de 18.770 óculos gratuitos por meio da primeira ótica pública da Capital.
Instalado em uma área de 13 mil m², o MultiHospital foi implantado em tempo recorde, com a adaptação do antigo prédio realizada em apenas seis meses. O espaço abriga a UPA Sul, o Hospital Dia, o CAPS 24 horas, a Escola de Saúde Pública, o Espaço Acolher Floripa, a 2ª Delegacia de Polícia da Capital e a inovadora ótica pública municipal, criando um modelo de atendimento integrado entre saúde, segurança e cidadania. A fila para exames de raio-X adulto foi praticamente zerada, com redução de 99%, e houve queda significativa em outras especialidades como ortopedia (-62%), endoscopia (-47%) e laboratoriais (-72%).
Em reconhecimento ao impacto do projeto, o MultiHospital foi finalista do MIPIM Awards 2025, uma das premiações mais importantes do setor imobiliário mundial. O projeto representou o Brasil na categoria Melhor Projeto de Conversão, por transformar o antigo aeroporto da cidade em um moderno centro de saúde pública, concorrendo com projetos da Alemanha, Bélgica e Estados Unidos.
Para comemorar a data, as secretarias de Saúde e Cultura promovem no sábado (7) um evento com serviços de saúde e atrações culturais, no estacionamento do hospital, das 9h às 12h. A programação inclui boi de mamão, oficina com rendeiras e pescador e contação de histórias, integrando a população à celebração de um ano de avanços que, segundo o secretário Almir Gentil, “transformaram a vida de quem aguardava por exames e cirurgias há anos”.